quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Escolinhas e seus valores absurdos

Bom, como já disse aqui, no início desse ano comecei a pensar na possibilidade de colocar o Pedro na escolinha ano que vem.

Acho que será bom por "n" motivos: ele estará com 2 anos e 6 meses, na minha opinião uma idade ótima - com mais habilidades e independência; pelo desenvolvimento social, emocional e intelectual; pela convivência com outras crianças; sem contar que lá tudo estará voltado para crianças da idade dele, brincadeiras, diversão.... enfim diferente do dia-a-dia, que na maioria das vezes temos parte do dia tomado por obrigações que nos impede de dar atenção e dedicação que eles tanto desejam.

No meio do ano  cheguei a conclusão que o colocaria em uma das tres escolas que tem aqui pertinho do meu trabalho e da casa da minha mãe (afinal de contas terei que contar com sua ajuda ainda por meio período), sem contar que são escolas ótimas e muito bem conceituadas. Fui visitar duas destas e como disse aqui me encantei por uma e a outra achei muito pequena (apesar de ouvir falar muito bem dela).

Esse mês, me dei conta de que em algumas escolas já estão abertas as matrículas e voltei a pensar nisso. Fui então visitar a escolinha que faltava, duas conhecidas me deram boas referências, mas genteeeeeee.... cada um é cada um mesmo né??? Não tem como ser diferente.... gostos, critérios, tudo diferente. A escola é pequena, a sala de aula deve ter no máximo 3.00m x 2.00m (imaginem 10 crianças nesse espaço - é de deixar a tia birutinha né não?), no momento em que o funcionário da escola me apresentava a sala de aula a tia "gritava" o nome de uma menininha (com o Pedro não violão, hehehe), tem  um  único banheiro para mais de 30 alunos e esse só tem um vaso e um lavatório (ambos de tamanho padrão) o Pedro não faria cocô ali, a escola tem uns 3 andares , muita escada e o play é todo de areia, nem pensei na roupa suja (ta pensei mas nem me importo... tá bommmmmm me importo um pouco, hehe), mas sério, pensei nos meninos brincando de guerrinha de areia. Nãoooooooooooo definitivamete NÃO GOSTEI!!!!!!! (deu pra perceber não deu??)

Na última segunda-feira fui em uma das escolinhas que visitei no meio do ano (a que me encantei, espaçosa, limpa, segura, etc....) para saber sobre valores e matrícula (pausa para respirar fundo) meoooooooooo 360,00 o valor atual.... mas pelo que me informaram ano que vem deve subir para 396,00 (aumento siginificativo ne?) O QUE???????? Quatrocentos reais pra uma criança de menos de 3 anos brincar, pintar e cantar????????? Calma, calma... eu concordo que nossos filhos mereçam, mas acho muita grana, sei que encontrarei lugares bem mais em conta, mas também com menos recursos, menos espaço, menos dedicação (ahhhhhhh vale deixar claro que moro no interior, sei que nas cidades grandes isso é pouco, uma amiga paga 700,00 na creche da filha). Será que essa indignação é só minha??? Alguém já perdeu o folego diante da tesoureira da escola após ouvir um preço exorbitante desse?

Enfim como tudo nessa vida da-se um jeito, ela me disse que filho de militar tem um desconto pre-estipulado, ufa!!!! Já ajuda ne??? A outra escola é um pouco mais barata mas aí entra aquele lance do custo benefício né??? Meu filho merece o melhor e vou fazer o possível para que o ambiente escolar seja de qualidade, que o proporcione momentos inesquecíveis.

Ahhhhhh só mais dois detalhes: já comprei até a lancheira dele, lindaaaaaaaa.... não vejo a hora, ele está super ancioso, sempre que tocamos no assunto ele fala dos amigos, mamãe vou ter um moooooonte de amigos, hehehehe e outra coisa é sobre minha queixa pela escola que me encantou: ele detestaaaa refrigerante, só vou precisar me preocupar com salgadinhos e bolachas recheadas (ainda muuuuuito restritos lá em casa)

Quando eu decidir sobre a escolinha faço um novo post pra contar.
Bjs

7 comentários:

  1. Giovana...
    Nem me diga...
    Imagino quando eu tiver que fazer isto tb...
    Ah, que situação, né...
    Mas a Pinguinho só vai para a escolinha em 2012...
    Ufa, ainda tenho tempo para pesquisar muuuuito...
    Boa sorte!
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, Giovana, educação infantil é muito cara mesmo... Parece que qto menores eles vão para a escola, mais cara ela é! Tb moro no interior, ao menos aqui pago bem menos que eu pagaria pelo mesmo nivel de escola na capital. Mas nao acho barato, não.
    Só que na hora de escolher, nem dá para ser pelo mais barato, né, tem de ser um lugar onde nos dê confiança e nossos filhos serão bem cuidados.
    Imagino a ansiedade do Pedro, a minha pequena AMA a escola de paixão, hj eu nem poderia imaginar tirá-la de lá... rs. Faz bem para eles, sim. Ainda bem que vc tem sua mãe para ajudar, meio período é tudo de bom, já período integral eu tenho dó...
    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, obrigada pelo comentário. Eu adoro o seu blog, adoro ler sua opinião sobre tudo! Continua assim, seu blog tem muito conteúdo! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. OI GIO
    OLHA TIVE ESSE MESMO SUSTO QUANDO FUI COLOCAR O PRINCIPE NA ESCOLA PESQUISEI MUITO E GRAÇAS A DEUS ACHEI UMA QUE PAGO UM POUCO MENOS Q ISSO , MAS O PERIODO INTEGRAL .
    A ESCOLA É OTIMA, MUITO ESPAÇO E O PRINCIPE ADORA ,O UNICO PROBLEMA Q TENHO É NAS EMENDAS DE FERIADO Q AS VEZES NAO CONSIGO EMENDAR NO TRABALHO E ELE TEM Q FICAR COM A MINHA MAE .
    MUITA PROCURA E PESQUISA É O SEGREDO AMIGA .
    BOA SORTE .
    BJUS

    ResponderExcluir
  5. Por aqui esse preço é um dos mais baratos.
    E todo ano sobe a mensalidade.
    Dificil.
    Mas necessário né?
    Boa sorte!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ai amiga, essa decisão é tao dificil de tomar né?
    Matheus foi pra creche com 6 meses e eu fiquei com o coração na mão.
    A creche do Matheus é pequena e quis que fosse assim, pois acho que com quanto menos crianças menos problemas teremos. Fui numa grandona, linda que todos dizem maravilhas, mas eram 25 crianças no berçário para 1 tia! Que??? Fugi.
    Essa eram 6 bebês para 2 tias.
    Adorei. Tudo muito limpo, podia ir a qualquer hora visitar ( e olha que fui muitas vezes) e sempre que fui gostei.
    Enfim, Matheus está lá ate hoje (com 3 anos) e tenho muito carinho por todos. Talvez seja por ter as donas como coordenadoras aquilo l[a funcione!
    Beijos e boa sorte na escolha!

    ResponderExcluir
  7. Ai Gi, esse assunto é mesmo muito delicado!
    Lendo seu post fiquei imaginando que vc nunca colocaria o Pedro na escola que o Lucas está hoje!!!
    Guria, eu tb sou sper exigente, mas realmente aqui é o que temos de melhor! (Ou menos pior)

    Mas vc ainda tem tempo, pode pesquisar mais... e depois, não há problemas maiores se ele não for para escola, neh, a menos, é claro, que vc precise colocá-lo.

    Isso é muito, muito difícil!!! No meu caso, além de ser a menos pior como falei, é a menor. Na turminha do Lucas são 8, então a atenção é muito bacana, praticamente individual!! E a profe é super dedicada, e é isso que conta no final das contas ;-) Se eu fosse olhar banheiros, play, quadra... guria, o Lucas não estudaria em nenhuma escola da minha cidade! É triste mas é verdade!

    Boa sorte aí nas suas visitas, amiga! Pense bastante! Certamente vc escolherá bem :)

    Beijão

    ResponderExcluir