sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Tornando Pessoas de Bem!!!!

Estava vendo um site esses dias e me deparei com isso: 10 Mandamentos para criar um marginal. Achei "pesado" apesar de real, mas resolvi fazer diferente, já que acredito no poder das palavras positivas. E acho que ficou bem melhor assim:

10 Mandamentos para criar UMA PESSOA DE BEM!!

1 - Dê ao seu filho(a) somente o que for necessário. Caso contrário, lá na frente ele acreditará que é obrigação dos outros, suprir todos os seus desejos e vontades.

2 - Repreenda-o quando fizer mal-criação ou quando falar palavrões. Achando graça ele(a) entenderá que essa é a maneira de resolver as coisas, sem contar a grande chance dele(a) se tornar uma pessoa agressiva.

3 - Dê a ele(a) orientação religiosa. Ou ele(a) se tornará uma pessoa SEM FÉ e descrente de tudo!!

4 - Não discuta nem brigue na frente dele(a). Presenciando o amor e o respeito em casa, ele(a)  certamente lutará pela união de sua futura família, sem deixar que o mal a destrue facilmente.


5 - Imponha limites e não faça tudo por ele(a). Caso contrário você tornará a vida fácil demais pra ele(a) e isso não é legal. A dificuldade traz amadurecimento e ajuda a crescer.

6 - Não superproteja-o(a) e nem o(a) abarrote de brinquedos e dinheiro. Mimar para suprir a ausência não compensa em nada, muito pelo contrário, torna fútil e mimado. Precisamos ensiná-los a superar as frustrações.

7 - Não aceite que seu(a) filho exija um prêmio por ter feito coisa do tipo: tarefa escolar, arrumação do quarto ou guardar sua bagunça. Um gesto de carinho e um muito obrigada está de bom tamanho. Ele (a) não te fez nenhum favor, isso é obrigação!

8 - Saiba reconhecer quando ele(a) estiver errado e fazer com que ele(a) assuma suas culpas. Dessa maneira estará ajudando-o a enfrentar as dificuladades que virão no decorrer da vida: aceitando alguns "nãos" e também quando algo inesperado acontecer... é a vida!!!

9 - Sejam PAIS PRESENTES. Estejam sempre atentos à vida de seus filhos. Porque o mundo lá fora, estará sempre atento e disposto a "ajudar-lo". Mas com princípios famíliares e amor nada o afastará do caminho certo.

10 - Elogie sempre que merecido e CUBRA-O DE AMOR... muito amor e carinho. Isso melhora a alto-estima, dá segurança, torna otimista... sem contar que o PODER DO AMOR na vida de alguem é algo quase que inexplicável.

É claro que os bebês e os menorzinhos exigem alguns cuidados, mas como diz o ditado: " É de pequeno que se torce o pepino". Se todos os pais soubessem o valor da palavra NÃO, na educação dos filhos, talvez as crianças de hoje tivessem um pouco mais de limites. Assumir a verdadeira paternidade e a educação dos filhos deixou de ser palavras de ordem nas famílias modernas. Jamais podemos esquecer (por mais que seja doloroso) que estamos criando nosso filhos para o mundo que é na maioria das vezes é injusto e muitas outras vezes ingrato... INFELISMENTE não os teremos a vida toda sob os nossos cuidados.

Um beijo grande e um ótimo fds!!!

5 comentários:

  1. Oi Giovana, adorei seu post, é muito inspirador! Ficou tão bom que vai entrar pro Top Five do Recanto das Mamães Blogueiras! Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post! Qq dia vou postar lá no meu blog! Um super bj.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gi!!
    Passei aqui para conhecer seu blog e me encantei com este post! Quanta coisa boa aqui!!!
    Adorei!

    Sou mãe de um menininho lindo de 3 anos e tento seguir a risca esses 10 mandamentos. Mas não criamos os filhos sozinhas, neh, são tantas as influências...

    Mas sinto que hoje ele já tem uma bagagem muito boa na sua educação, e isso é maravilhoso para uma mãe, para ele e para o mundo inteiro!

    Belo post, querida!
    Beijocas
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Oi, Giovana.
    Parabéns pelo TOP FIVE!
    Adorei seu blog...
    E amei este post.
    Muito bom e verdadeiro, em absolutamente tudo!
    Estou te seguindo, tá.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Amei amei amei.

    Acho que para criar pessoas de bem nós pais precisamos ser firmes sem perder o carinho,

    Infelizmente vivemos tempos dificeis e nossos filhos acabam ficando vulneráveis quando não são orientados corretamente.

    Bj
    Helena

    ResponderExcluir