sábado, 8 de janeiro de 2011

Lancheira SAUDÁVEL!!!


Com a proximidade do início do ano letivo, estou aqui com mais uma questão "como montar uma lancheira saudável" para meu filhote, recheada de ingredientes saudáveis e saborosos. Claro que o bom senso resolve qualquer questão, mas quero algo a mais, tipo saber qual fruta contém mais vitamina, qual alimento proporciona maior energia, alimento construtor e regulador, etc....

Por conta disso resolvi pesquisar algumas coisas e encontrei muitas dicas utéis para o lanchinho na hora do recreio. Uma coisa muito importante que JAMAIS devemos esquecer é respeitar os hábitos e preferências das crianças, optando sempre por alimentos com pouca gordura e evitar (de preferência nunca) guloseimas, refrigerantes e biscoitos recheados. Afinal de contas no período escolar a criança apresenta um gasto energético significativo e necessita de energia para desenvolver de forma positiva as atividades exigidas na escola, como a concentração, a memorização, o aprendizado e as atividades físicas cotidianas.

Para que haja uma reposição saudável e sem maiores problemas, devemos também nos atentar no horário de preparo dos lanches, para que o alimento esteja seguro para o consumo NA HORA do recreio, sem que haja risco de deterioração do mesmo e intoxicação dos pequenos.

Um outro item importante e praticamente indispensável são as lancheiras térmicas, pois conservam melhor os nutrientes e o sabor, caso contrário vale a pena conferir se a escolinha pode armazenar o lanchinho até a hora do lanche. Mesmo com todos esses cuidados, maionese, manteiga, margarina e frios gordurosos devem ser evitados pois estragam rapidamente.

Aqui algumas dicas de alimentos que devem compor a lancheira do filhote:

Alimento energético (carboidratos - fornecedor de glicose principal fonte de energia para o desempenho físico e trabalho cerebral) como pão integral (ou preto, sueco, sírio, francês, bisnaguinha), biscoitos integrais salgados ou doces (sem recheios e coberturas), barra de cereais, bolos simples feitos em casa e cereais matinais à base de milho (aveia ou arroz) e geléia de frutas.

Alimento construtor (proteínas, cálcio e ferro - nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento adequados) como iogurte desnatado, achocolatado, queijo branco ou pasteurizado, peito de peru, chester, leite semi desnatado, leite fermentado, iogurte com frutas, achocolatado, requeijão, petit-suisse, ovo cozido e atum conservado em água.

Alimento regulador (fibras, vitaminas e minerais - regulam todo o funcionamento do organismo e previnem doenças) como frutas frescas ou secas, sucos naturais, de polpa ou de soja, água de côco, vegetais (pepino, cenoura, tomate), purê ou papa de frutas. 

Seguindo essas dicas, as preferências da criança e o bom senso, dificilmente estaremos errando na alimentação deles.

Durante minhas pesquisas encontrei um site bem bacana, dá também dicas de lanches para crianças com alergia a lactose, glúten e as diabéticas. Vale conferir aqui e aqui algumas receitas de sucos e lanches.

Bjssssss

Um comentário:

  1. Oiii! adorei as dicas! na escola do Enzo agora n tem mais lanche oferecido por eles,e a tarefa caba a mim..dicas super mais que bem vindas!!! adorei! e ja ja as aulas recomeçam!!!
    Beijos,otimo domingo!!
    ;-)

    ResponderExcluir