quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lidando com as perdas!!

O luto é um período de dor e sofrimento e para as crianças, não é diferente. Até mesmo as bem pequenas, são capazes de notar mudanças no clima da casa, por conta disso é muito importante que os pais ou os mais próximos dela contem a verdade, com todo cuidado é claro, o ideal é não esperar a criança perguntar e muito menos deixar de contar, só assim que no seu tempo e do seu jeito, ela vai elaborando e aceitando a nova situação.

Aqui em casa graças a Deus nunca sofremos a perda de alguém tão próximo, quer dizer o marido perdeu a avó ha uns anos atrás, mas no meu caso e no caso da cria nossa maior perda foi a Brisa.

Bom como tudo aconteceu de maneira muito inesperada, fiquei meio sem saber o que dizer a ele, super inexperiente nesse assunto, só sabia que não poderia esconder isso dele, afinal de contas sou adepta da frase:  MAIS VALE A DOR DE UMA VERDADE QUE A ALEGRIA DE UMA MENTIRA... claro que desde o inicio ele sacou o quanto ela já não estava bem e nós sempre ali fazendo carinho, dando remédio, enfim ele sempre ciente da situação. A última vez que a viu foi quando sai no meio da noite pra leva-la ao veterinário.

Me lembro dele chorando super preocupado com ela, querendo ir junto e eu disse:

- Filho vai dormir tranquilo com o papai e quando você acordar ela já vai estar aqui...

Triste engano, mas sinceramente eu tinha essa esperança, não estava mentindo pro meu filho. Durante a madrugada quando ela de fato de foi eu em meio a um turbilhão de sentimentos e lembranças parei, respirei fundo e formulei uma historia pra contar a ele assim que ele acordasse.

- Filho lembra que eu te falei que assim que você acordasse a Brisa estaria aqui??
- Lembro, cade ela?
- Então você lembra que ela tava dodói né??? E como eu não tinha mais remédio pra dar pra ela, eu pedi pro papai do céu levar ela pra casinha dele e cuidar dela lá.
- Mas porque?
- Porque eu não tinha mais remédio aqui filho, dai agora ela "ta" sarando e vai ficar na casa dele, pulando igual uma doida, vai ficar latindo feliz da vida lá... daí de vez em quando ela vai aparecer lááá no céu em forma de estrelinha, bem branquinha. 

Claro que ele sentiu, ver aqueles olhinhos marejados n'agua quase me fez perder a estrutura, mas dentro do possível fui forte...  claro que chorei, expliquei o quanto estava triste, mas que ela já estava bem.

Acho que nesses casos não é necessário esconder a tristeza ou o choro, afinal todos ficam fragilizados e a criança acaba percebendo, o bacana é sempre explicar o que está sentindo e dizer que ela também pode chorar... tipo ser fiel ao sentimento entende???

Bom ele ainda pergunta dela, sempre pede que eu fale pro papai do céu deixa-la descer só um pouquinho, as vezes chora... Mas sempre digo que ela não vai mais voltar, que só vai ficar no céu, olhando a gente lá de cima, linda como sempre....

4 comentários:

  1. Eu também perdi minha Podlee neste ano, ela iria fazer 12 anos e foi por anos minha companheira e minha filhinha, mas qdo ela morreu o João foi mais forte que eu, eu chorei muito e expliquei pra ele que a perola agora mora com Papai do Céu q ue ela está feliz corendo pelo céu e que sempre a veríamos nas fotos qdo sentissemos saudades. Ele sempre repete que a Pérola agora mora com Papai do Céu. Surpreendentemente ele nunca chorou nem reclamos a falta dela. As cças são mais sabias que nós adultos.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hello here,
    Lidando com as perdas!!
    Frankly I think that's absolutely amazing stuff in this post. Please continue posting such informative items.

    ResponderExcluir
  3. Giiiii!
    Tu abandonou o blog???

    Eu passei aqui pra ver como ele estava, tadinho ;)

    E ó, gostei do post, apesar de triste, acho que vc fez muito certo em contar a verdade pro filhão, e tb em mostrar tristeza, fez muito bem!!!

    Ó, volta a escrever aqui! Volta!
    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  4. oi flor, deixei um selinho pra vc no meu blog, se quiser pegar o link é esse: http://mimosdajake.blogspot.com.br/2012/12/selinho.html

    ResponderExcluir