terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nova Adaptação

Aconteceu que na ultima sexta feira o filhote precisou faltar na escolinha e por conta disso perdi o rumo da historia.... vou explicar.

Ontem quando fui levar a cria pra mais um dia de "aula" fui surpreendida com uma notícia pra lá de inesperada e digamos.... nenhum pouco legal (no meu ponto de vista).

As salinhas do Maternal I e II foram divididas, nada mais obvio é claro (ahhhhhh só um parenteses, pelo fato do Pedro ter nascido no mes de agosto e completar 3 anos no segundo semestre ele teve que ser matriculado no maternal I, confesso que nao fiquei muito feliz com isso, afinal essa primeira etapa vai de zero ha mais ou menos 2 anos e meio - creio que não será legal para o seu desenvolvimento) afinal de contas a salinha estava "bombando" de crianças, no total 16 aluninhos, ok... já havia até pensado nisso, só não tinha lembrado que ainda não ha clone humano, portanto seria impossivel que todas as crianças saissem no lucro, ambas com a Tia Helo. Caramba como não pensei nisso antes..... que tonta.

Pois bem essa foi a parte chata da historia, afinal de contas meu filho ficou quase 10 dias em adaptação com a tia Helo, tia Suelem pra chegar numa segunda feira e ele ser apresentado para a tia Regina.... Affffffffff que "raio" de adaptação é essa???? Na verdade pra ele e pros outros amiguinhos que ficaram no martenal I, o período de adaptação teve inicio ontem denovo.

Sei que a nova "tia" está acostumada, sem duvida é muito competente e aparentemente uma pessoa bem cativante, está passando confiança e carinho.... mas e o Vicente (amiguinho que ele ja adorava - que ficou na outra sala), a Duda (que tbem mudou), a Bel, o Luis Fabio????? Ele se deu super bem com as crianças mais velhas.... agora na sala dele ele é o mais velho.... tem muita menina e duas bebês...

Sinceramente não sei o que fazer, acho que conversar não resolveria afinal de contas essa norma de idade x período não é da escola e sim do órgao federal de educação. Quem não cumprir será multado e etc....

Alguem passou  ou está passando por algo parecido.
Qual a solução???

Bjss

7 comentários:

  1. olá...

    não entendi... ele vai fazer 3 anos em agosto e vai ficar no maternal I? na escola onde eu trabalho as crianças entre 2 e 3 anos ficam no maternal II, e no começo do ano, já com as matriculaas prontas ele distribuem as salas de acordo com o numero de alunos para cada professora...

    ResponderExcluir
  2. oi amada.. acho que é a primeira vez aqui no blog e adorei, pois o Pedro é um fofo!! que coisa hein que foram fazer, depois de ele já estar acostumado vão lá e mudam tudo.. que coisa chata né. será que não adianta conversar mesmo?? beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi... Não entendo muito de escola de pequenos,
    mas acho que vale a pena conversar com a diretora. A final, faltam só seis meses para 3 anos, o Pedro é muito esperto e já sabe muita coisa (cores, letras,etc.). Bjoss.

    ResponderExcluir
  4. Giovana, estava lendo todos os seus relatos sobre a adaptação e exatamente sob esse aspecto das várias figuras de liderança com quem seu filho já teve contato até agora, posso dizer que tive experiência igual e não foi boa. O CJ iniciou a adaptação no maternal com 2 anos e 1 semana. Foi super bem, mas teve contato com a professora do Mini-maternal, por quem se apaixonou, pois a professora oficial da turminha dele estava de férias.
    Na segunda semana de aula nós viajamos porque tínhamos programado com atencedência uma ida a Salvador então, ele retomou a adaptação apenas na terceira semana de aula, desta vez com a prof. do maternal mesmo... foram 2 semanas com choro, insegurança e curiosidade, tudo junto. Permaneci na escola neste período e qdo tudo caminhava bem, veio o carnaval e o recesso da escola. Apenas 8 dias depois ele retornou à escola e ao que tudo indica a primeira semana havia sido a melhor, pois ele ainda buscava àquela professora do mini. Os dias se passaram e qdo ele havia se integrado bem à escola, por receio nosso e tb pelo relógio biológico dele que exigia longos cochilos à tarde, optamos por tirá-lo da escola, mas a opção de transferir o turno nos foi dada e aceitamos tentar. Assim o CJ ficou no turno da manhã, como único aluno e nova professora, tendo a companhia dos bebês, alunos de mini, maternal e jardins conforme estes iam chegando para seus horários de creche, de período integral. Depois de 1 mês a escola mudou de endereço, a professora assumiu outro cargo e ele teve outra professora (que eu chamo de figura de liderança), a quarta, com quem fechou o ano escolar. Ou seja, apesar de ter recebido muito carinho, atividades e planejamento pedagógico adequados direcionados para seu desenvolvimento e idade, assim como muita atenção, ele passou por muitas mudanças em pouco tempo e por isso, achamos, numa avaliação final que fora muita confusão, sabe?! Ainda assim ele fala com carinho da creche, das profissionais e dos coleguinhas. E eu tb. Só acho que é negativa essa troca de professoras seja em período de adaptação ou posterior a isso, pois a relação de confiança, cumplicidade e carinho demoram um pouquinho pra se estabelecer, não dá para ficar bagunçando, né?!
    Enfim. Neste ano, ele ingressou no Jardim I e a adaptação está completa (postei sobre isso na segunda, inclusive) e eu percebo que a estabilidade desde o primeiro dia deixou-o mais seguro.
    Sobre a idade do Pedro, puxa, teoricamente ele teria mesmo que continuar no maternal, mas tb acho que ele se encaixaria bem aos programas da turma seguinte. O que dizem a pedagoga e a direção da escola? Não sugiro exceções por si só, mas bom senso, de repente... Fale com a escola! E boa sorte!
    Abraços, Ti

    ResponderExcluir
  5. oi amada, obrigada por retribuir a visita.. já estou te seguindo ok? beijos..

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi, eu te aconselho a conversar e ver muito bem a sua atitude quanto a adiantar o nível dele, pois meu filho de 11 anos (nascido em set/1999, quando estava no jardim, me solicitaram para eu segurar com os alunos nascidos no primeiro semestre de 2000 e eu pensei exatamente o que está pensando agora e não segurei, bem o que aconteceu e acontece até hoje, é que ele está sempre correndo atrás do conteúdo, parece que a maturidade dele só acontece no segundo semestre, e foi e está sendo ainda sofrido para ele.
    Agora se perceber que o nível de aprendizado dele é bem avançado, que irá superar demais o grupo e estar no nível do grupinho maior vá em frente, mas não esqueça de analisar antes, para não fazer como eu que só levou em conta o ano de nascimento.

    Boa sorte!!!

    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Oi Gi!!!

    Isso é mesmo uma notícia nada boa...
    Muita sacanagem da parte das profes, já deveria ter começado separado então...

    O Lucas é de julho e tb é a mesma coisa, mas o ano passado ele entrou no Grupo 3 (pq já tinha 3 mesmo) e este ano acompanhou os coleguinhas no Grupo 4. Tah certo que a profe sugeriu que ele "repetisse", mas a fono não, (nem eu!) afinal, ia ser um atraso no desenvolvimento dele... eu se fosse vc, tentava falar com o pessoal da escola, falar só...

    E aí, como ele está aceitando a nova profe? Pelo menos ela é queria e atenciosa neh...

    Fico feliz por vc estar melhor!!!
    Desejo que tudo fique cada vez mais claro!!! Boa sorte, querida!

    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir