sexta-feira, 29 de abril de 2011

Regredindo!!!


Lembra quando comentei aqui que o Pedro depois de mais de 1 semana de adaptação foi mudado de sala, ficando definitivamente na turma do Maternal I??? E que essa turma vai de 0 a quase 3 anos??? E que fiquei morrendo de medo de um possível regresso??? Não foi em vão... como num piscar de olhos o garotinho pegou todo jeito, toda mãnha e hábitos que nunca teve.

No início (logo após a mudança) percebi o quanto ele estranhou a nova "tia" e os coleguinhas que em príncipio ele nem convivia por serem mais novos. Estar próximo de coleguinhas que ensaiavam os primeiros passos, balbuciavam algumas palavras tornou-se muuuuuito desinteressante pra ele e com toda razão. Vi que deveria tomar alguma atitude e decidi conversar com as diretoras da escola, mas por uma serie de desencontros o tempo passou e ele como uma criança super adaptavel que é, em menos de dez dias já estava amarradão, fazia festa com a nova tia e comentava algo sobre os coleguinhas.

Comecei a estranhar seu comportamento justamente aí... começou a fazer birras, chorar sem motivo (coisa que NUNCA ocorreu) sempre conversando e procurando sempre o caminho mais sensato, quando o perguntava porque ele estava fazendo aquilo ele respondia: A (coleguinha de escola) faz isso!!! Toda hora ela faz isso mamãe e assim foi indo, mas o que mais me chamou a atenção foi vê-lo chupando o dedo... foi a gota d'agua.

Ah gente na boa, você se esforça, ensina, interage, tenta suprir todas as necessidades do seu filho para que não haja nenhuma carência. E por convivência com crianças bem menores ele passa a chupar dedo, falar errado, apontar as coisas como se quisesse lhe mostrar algo??? Bem cansada de vê-lo regredindo assim, hoje fui conversar com a diretora, expus toda minha situação e descontentamento (não com os profissionais nem com a escola). Antes claro procurei saber a posição da secretaria da educação diante desse dilema (idade x série) e de fato a escolinha está correta, há mesmo uma lei que determina que crianças que fazem aniversário no segundo semestre devam ser matriculadas numa série anterior (mais ou menos isso se é que me entendem).

Resumindo, não pedi a ela que o matricule no maternal II e que no próximo ano ele já seja transferido pra série seguinte, tenho total consciência que cada criança tem seu ritmo, uns mais desenvolvidos que os outros, mas que a idade emocional é compativel de fato com a idade deles e não com seu desenvolvimento, se der continuidade nisso (nas etapas) estarei pulando uma fase dele. Só pedi que se possível ele tenha mais contato com os coleguinhas da outra sala ou que ele vá pro Maternal II esse ano e permaneça no ano que vem. Ela ainda não me deu nenhuma resposta definitiva, mas entendeu o quanto isso é ruim pro desenvolvimento dele... de duas uma.... ou ele muda pra outra turma (com coleguinhas que correm, brincam, falam e interagem com ele) ou farão um trabalho diferenciado com ele e deixarão-o mais em contato com as crianças da outra turma.

Ah só um detalhe: Ele é o único maiorzinho da sala dele!!!
Confesso que fiquei aliviada e agora ansiosa pela resposta dela segunda-feira.
Bom é isso, um ótimo final de semana... bjs

7 comentários:

  1. Vc é muito paciente! Eu já teria trocado ele de escola e conversado como eu queria que fosse, iria ficar em panico com esse regresso!!!

    Boa sorte e tomara que seja positiva a respota!!

    Jana

    ResponderExcluir
  2. Nossa Gi...vc fez bem em ter conversado com a escola..tomara que td dê certo!Tb fico aborrecida com esse tipo de coisa..vez o uoutra o Enzo me vem com essas novidades,alguma palavra estranha ,palavrão ou coisa que não é costume dele e ai fala: mas os colgas falam,ou fazem!! è fogo isso..mas olha..quando ele tinha a idade dele, o Enzo quis chupar chupeta,coisa que nunca fez na vida..e ai descobri que era pq na salinha dele tinham varios que ficavam de chupeta...ai conversei com ele e esperei..
    Com o tempo td voltou ao normal.. e bem rápido...acho que é so uma forma dele querer se igualar ao grupo..mas com o tempo passa,vc vai ver!!!
    beijos e boa sorte!!! ;-)

    ResponderExcluir
  3. vixi que situação né, como vc disse, a gente se esforça pra ensinar, criar, e depois uma situação dessa faz o pequeno fazer essas birras, manhas, ai não dá né! q bom q vc ja conseguiu conversar com a direção,tomara que tomem uma providencia bem rápido..beijos

    ResponderExcluir
  4. SITUAÇÃO PARECIDA COM A QUE VIBI, GI
    FILHOTE ESTA NO MATERNAL II E ELE TEM 2 ANOS E 4 MESES, ISSO PQ NO MATERNAL I ELE FICAVA COM CRIANÇAS MENORES E ESTAVA REGREDINDO TBEM , AI POR DECISÃO DA PROPRIA PROFESSORA ELE MUDOU DE SALA PQ ELA ,MESMA NÃO ESTAVA CONSEGUINDO ATIVIDADES QUE ELE GOSTAVA .
    TOMARA QUE DE TUDO CERTO .
    BJUS

    ResponderExcluir
  5. Oi Giovana,
    Isso aconteceu com a minha filha caçula. Acabei tendo que trocá-la de creche pois a regressão chegou ao ponto dela não querer mais ir para a escola.
    Uma outra creche que eu confiava muito teve uma opinião diferente. Achou que seria mais fácil regredí-la mas para frente se fosse o caso do que agora e ter que “pular” um nível mais tarde. Mas cada caso é um caso. O importante é confiar no trabalho da escola que são especialistas no assunto e sentir no seu coração que está no caminho certo.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Acabei de esbarrar no seu blog, Giovanna, e não acompanho seus posts e, portanto, estou meio perdida. Foi o primeiro contato dele com uma escola ou ele já vinha de creche? Pelo que entendi, ele entrou direto no maternal I, né.
    É que estou passando pela mesmíssema coisa. Só que pesquisa de lá, pesquisa de cá... percebi que há uma diferença grande entre crianças que já vêm de uma creche e as que estão vindo de casa. Se for esse o caso, vou começar a falar no assunto. Poxa! Se eu percebi isso, porq as escolas não perceberam? Pq não se preparam pra isso? Pq não preparam as mães? Se eu soubesse disso, talvez tivesse esperado mais um pouco.

    Minha filha também é de agosto.

    Beijos

    http://eramos2.blogspot.com
    cristianebispo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, bom dia.

    Preciso de ajuda, meu filhinho tem 3 anos e está de férias na escolinha, o meu filho vem apresentando atitudes estranhas como uma regressão ao seu comportamneto, ele sempre foi uma criançafalante e agora ele não quer falar mais nada, só pede as coisas apontando ou fazendo mimica, eu ñ sei mais o que fazer com essas atitudes, já conversei, até coloquei de castigo, mais ele aje como se fosse normal...Estou preocupada com isso e já ñ sei mais o que fazer ....isso é normal para uma criança de 3 anos ???

    gisele_santos_28@yahoo.com.br

    ResponderExcluir