segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sinusite - Toddy = Revolta do mamá

Como sempre comento aqui, de todas as vezes que o Pedro fica dodói SEMPRE é a inconveniente da SINUSITE isso porque ele tomou TODAS as vacinas PREVENAR que "promete" imunizar contra todos os "Ite's" (SINUSITE, rinite, meningite, otite....) a pediatra dizia ser ótima e de extrema necessidade... Tenho lá minhas dúvidas, mas enfim!!!!

Acontece que não sei se pelo tempo frio ou por conta do convívio com outras crianças em sala de aula (uma queixa muito comum) o Pedro tem ficado com a sinusite atacada com muita freqüência, em 20 dias fez tratamento com antibiótico duas vezes. Graças a Deus ele nunca tem febre e somente dessas duas ultimas vezes ele teve tosse... no geral é só mesmo uma secreção muito purulenta nos olhos, me corta o coração, pois constantemente ele fica com os olhos lacrimejando e com uma carinha de dózinho!!! 

Tá, sei que já devia ter levado-o muito antes no otorrino, mas antes tarde do que nunca né???? Marquei uma consulta e semana passada lá fomos nós. Depois de me perguntar sobre os frequentes sintomas ele de cara me fez a seguinte pergunta:

- O que ele toma?
- Suco... mamá....
- Mama o que???
- Vitamina de frutas, toddy (pausa p/ cara de decepção)
- Mãe toddy não!!! Isso é veneno.... só libero após os 7 anos.

Claro que fiquei assim, meio sem graça (pra não dizer com vergonha) mas não podia mentir né? Confesso que liberei o toddy com um pouco mais de 2 anos, mas atire a primeira pedra quem nunca cedeu aos encantos (charminhos) da cria??? Principalmente naqueles dias em que não querem comer nada por causa de dentinho, garganta, febre ou uma simples falta de apetite... e esse é o perigo, porque (no caso do Pedro) uma unica vez já é o suficiente pra atiçar as "bichas" da criançada. 

A explicação dele foi que o corante MARROM e alguns outros componentes de QUALQUER achocolatado são péssimos para quem tem alergia (sem contar a quantidade monstra de açúcar). 

Não vou dar de louca dizendo que fiquei surpresa com essas informações, de fato sempre soube que não se tratava de um alimento saudável, mas um vez ou outra (na falta da fruta) não via problemas mesmo, e ele gosta. Descobri outras coisinhas tambem, como:
  • Amígdalas crescem até os 3 anos e são muito importantes até essa idade pois são responsáveis pela defesa do organismo (veja mais aqui e aqui), dos 3 aos 4 ela tende a normalizar o tamanho e em alguns casos é nessa fase que se define a necessidade ou não da extração. (No caso do Pedro a pediatra já havia nos alertado sobre o exagero que são suas amígdalas, e na consulta com o "otorrino" não foi diferente.... achou-as bem grandes, pediu alguns exames e disse que se neles der tudo normal, o ideal é esperar até os 4 anos e ver se o tamanho real delas irá interferir seu desenvolvimento saudável).
  • Exames de alergia até uma determinada idade tem quase 90% de chances de erro, portanto fazer um exame de alergia em bebes não determina quase nada, hoje pode não dar nada e amanhã dar positivo em tudo.... Doideira ne?

Sei que depois da consulta cortei achocolatado e a cria percebeu, conclusão??? NÃO QUER MAIS MAMAR.... nem com fruta ele quer mais. Tipo revolta mesmo sabe?? Se não pode ser com toddy então não quero com nada. Passou a dizer que não gosta do leite, que o mamá tem cheiro de leite?? Posso com isso???

Enfim... não quer, não quer.... não vou forçar. Suco com paozinho no cafe da manhã e a tarde ou fruta....

Essa semana volto no Dr. com o raio-x que ele pediu e na clínica realizaremos mais alguns exames.... 

Ansiosa, pois não aguento mais ver meu filhote com essa coisa chata, dependendo do diagnóstico estou pensando até em tratar com homeopatia, assim não judia muito do organismo dele.... assim que tiver uma posição volto aqui.

Bjs

6 comentários:

  1. Ai que chato, sinusite já é terrivel pra adulto, eu sofro muito, imagino ele tão pequeno.Não conhecia essa vacina ,vou me informar, apesar da pedi do Bryan já me avisar que ele é bem propenso a ter sinusite e rinite por causa que meu marido e eu temos, enfim, resta orar para que não!

    Eu não atiro pedra sabe, até porque eu convicta que daria danoninho só após os 2 anos, dei logo após ele completar 1 ano, apesar de dar bem pouco para ele não acostumar...rsrs
    mas quero manter ele longe dos achocolatados, pois eu fui viciada e meu fígado sofreu muito...rs eu passei muito mal quando minha mãe cortou, foi tipo abstinência sabe...mas depois passou e hoje eu passo longe de achocolatado!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Quando a sinusite é alérgica não tem porque usar antibiótico. Descobri isso depois que a Clara tomou duas vezes ano passado pela mesma coisa sem necessidade. Hoje fazemos acompanhamento com um alergista e, segundo ele, depois dos dois anos e meio é possível fazer exame de alergia, sim. Ele também é pediatra e trabalha com alergias há vinte e dois anos, fala com muita segurança. A sinusite ele diz que é rinosinusite e que para quem tem rinite pode fazer raixo x um monte de vezes que sempre aparecerá sinusite ali... Eu ainda acho que vale a pena fazer exames e fazer um tratamento preventivo. Ainda não procurei a homeopatia e acho que talvez seja uma boa para a prevenção, mas sei que na hora do aperto a alopatia será sempre necessária.
    Cada médico tem sua linha, sua forma de trabalhar e o que acredita. O médico da Clara proibiu ela de usar uma série de remédios que a maioria dos médicos receita em caso de crises e que, segundo ele, aumenta as secreções (e eu percebia isso mesmo).
    Sei que o chocolate atrapalha a absorção do cálcio do leite... Já a outra informação que ele deu eu não sabia (embora a minha filha nem goste de achocolatado e eu não dê).
    Depois que eles acostumam com outro sabor é difícil mesmo quererem tomar leite puro, não é?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que saco essas crises hein? Eu juro que n sabia dos achocolatados...Se meu filho já n ia tomar tão cedo, por mim, n toma mais nunca, ahahaha

    Espero que o filhote melhore logo...Aqui em casa a cria ta dodoi tb, mudança de clima...u Ó!

    bjo

    ResponderExcluir
  4. vc poderia tentar natação

    ResponderExcluir
  5. Realmente, isso é fato: sinusite + achocolatado = secreção.. Não sei o que tem neles, mas é só tomar que no outro dia acordo com as vias aéreas já consgestionadas com muco.. Isso sem tomar nada de leite..

    ResponderExcluir
  6. Gente! Será?! Minha filha tem muita secreção depois que entrou na escola e, coincidentemente, passou a tomar Toddyinho. Pensei que tinha a ver com a escola, mas... ai, meu deus! Vou cortar e ver se melhora.

    Ela já entrou no antibiótico duas vezes pq mesmo a rinite alérgica pode provocar uma infecção. Tipo: o muco fica ali, úmido, quentinho, perfeito pras bactérias. Depois que passou a tomar medicamentos pra diminuir e muco, não precisou mais de antibióticos. Menos mal.

    Agora: Toddyinho?! Ai, meu pai. vou testar.

    ResponderExcluir