quarta-feira, 21 de julho de 2010

Desabafo - Culpa

Gente nesses ultimos dias vem tomando conta de mim um sentimento de culpa. Culpa por estar distante do meu filho, por ter pouco tempo livre pra estar com ele e quando estou em casa, na maioria das vezes estou ocupada com coisas da casa, comida, cães... sem contar os dias em que não estou legal e impaciente. Acaba que sobra pouco tempo para curtirmos,  com exceção do final de semana. 

Geralmente chego em casa por volta das 6/30 e o Pedro dorme as 9 da noite, quer dizer são 2h  e 1/2 para: alimentá-lo, dar um tapa na casa, cuidar dos cães e preparar algo pra eu e o marido comermos.... quando me dou conta já são 8/30 e curto um pouco o filhote, logo ja é hora do banho e.... cama. 

Fico pensando: Será que vale a pena trabalhar e não ver meu filhote crescer? Não estar participando do dia-a-dia dele é uma coisa que não me sai da cabeça. Tenho total certeza que diariamente ele está  cercado de amor (casa de minha mãe ou sogra) mas e a presença da mãe??? Creio que essa seja fundamental para a criança e é essa culpa que está me consumindo. Tenho total convicção de que se eu trabalhasse para um empresa sem nenhum vinculo comigo eu já teria abandonado o barco e estaria curtindo meu filho, mas sou responsável por grande parte do andamento da empresa do meu pai e abandoná-lo a essa altura do campeonato (pai saturado e mãe exausta) também me causaria uma tremenda culpa.

Pensei na hipótese de um meio-período, assim não abandonaria nenhuma das partes que pra mim são as mais preciosas, não faltaria com nenhum deles, mas não estou vendo como dizer isso ao meu pai, enfim, estou meio perdida e cada vez mais machucada com essa sensação de culpa.

Espero encontrar em breve uma solução, porque o tempo perdido não volta jamais, quero ser presente na vida do meu amado filho!!!

Alguém já passou por algo parecido????

4 comentários:

  1. OI GIO ,
    OLHA AMIGA EU SOFRO MUITO COM ISSO TAMBEM, MAS NO MEU CASO TRABALHO POR PURA NECESSIDADE MESMO..
    É DIFICIL EU SEI , MAS O QUE IMPORTA NÃO É A QUANTIDADE DO TEMPO E SIM A QUALIDADE .
    TAMBEM ME SOBRA POUCO TEMPO PRA CURTIR O PEQUENO, SAIO DE CASA AS 7:00 E VOLTO AS 19:00 E NESSE PERIODO ELE FICA NA ESCOLA E QDO CHEGO TENHO Q DAR UM TAPA NA CASA, CÃES , COMIDA E QUASE NÃO SOBRA TEMPO PRA ELE .
    TAMBEM FICO IRRITADA E MUITAS VEZES SEM PACIENCIA COM ELE TAMBEM E TAMBEM ME CULPO .
    SE VC TEM A OPÇÃO DE TRABALHAR MEIO PERIODO CONVERSE COM SEU PAI COM JEITINHO, ELE VAI TE ENTENDER , AFINAL É O BEM ESTAR DO NETO DELE NÃO É ?
    NÓS MÃES POR MAIS QUE TENTAMOS NÃO CONSEGUIMOS NOS LIVAR DA CULPA, MAS SAIBA QUE TAMBEM TEMOS QUE FAZER OUTRAS COISAS ALEM DE CUIDAR DOS FILHOS PRA FELICIDADE DELES E NOSSA .
    VC É UMA PESSOA MARAVILHOSA, UMA MÃE MARAVILHOSA E VC TEM QUE SE ORGULHAR DISSO,AFINAL QUEM DE NÓS NÃO TEM DIAS DE IMPACIENCIA COM OS FILHOS NÉ .
    FIQUE BEM E NÃO SE CULPE QUERIDA
    BJUS

    ResponderExcluir
  2. Oi Giovama, descobri seu blog por acaso e gostei muito, principalmente ao me deparar com este post.
    As vezes sinto a mesma coisa que vc. No meu caso trabalho pela manhã e noite, a tarde minha filha dorme. Fico umas três horas com ela também. Realmente é muito complicado, mas tenho medo de parar de trabalhar e continuar a não dando toda a atenção que ela merece, pois sei que apareceram outros afazeres dos quais terei que dar conta também. Conversando sobre isso com o pediatra da minha filha ele disse que a melhor coisa que faço é trabalhar, porque na sua opinião quanto mais tempo os filhos passam com as mães em casa mais sem paciências as mães ficam e o pior é que não ficam com remorso...
    Complicado, né?
    Tomara que vc consiga fazer o melhor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Qual mãe nunca sentiu essa "Tal" culpa? Todo tempo do mundo é pouco para estar ao lado dos nossos filhos. Mas se você tem essa possibilidade de trabalhar apenas meio período acho que é ideal, assim vc pode passar mais tempo com ele sem abandonar o lado profissional, que também é importante para nosso equilíbrio emocional e para a harmonia da família. Eu trabalho apenas meio período, caso contrario acho que já teria jogado tudo pelo ar!

    Bjinhos

    Luna

    ResponderExcluir
  4. Me disseram uma vez que qdo o filho sai da nossa barriga, sai também a dona culpa! Essa, a gente carrega junto, não tem jeito!
    O mais sensato a fazer é procurar, no tempo com ele, curtir bastante...
    Qualidade!
    Beijos!
    Amo vc!

    ResponderExcluir