sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dicas para uma boa escovação


Como citei no post anterior, quanto mais o filhote cresce mais ele tem discernimento do que ele quer, gosta, etc.... e ele vem demostrando isso nitidamente na hora de escovar os dentes.

Desde muito cedo, beeeeem antes do primeiro dentinho apontar eu utilizava a famosa dedeira de silicone para higienizar sua boca e língua e era super tranquilo, o tempo foi passando e ele passou a adorar esse momento, brincávamos como se ele estivesse mordendo meu dedo e ele riaaaaaaaa.... quando os dentes começaram a apontar, ele já estava maiorzinho (pouco mais de 10 meses - se não me engano) e foi ficando cada vez mais trabalhosa essa tarefa.

O levei ao dentista e ele me aconselhou a continuar com a dedeira (uma vez que ele não aceitava a escova), disse que entre a dedeira e não escovar, que eu insistisse com ela e de fato essa ele aceitava na boa.

Com o tempo seu uso foi se tornando inviável e não tive outro jeito a não ser "rebolar" pro meu filhote escovar feliz os dentes, li... li.... li, peguei varias dicas, coloquei-as em prática, mas cadê que a criança tem prazer com isso.... trava os dentes e não abre a boca nem por decreto, só mesmo quando começo uma brincadeira e durante o riso, faço minha parte.

Resolvi pedir um HELP ao meu amigo Doctor João Vitor Meissner (dentista - craque em ensinar  às crianças essa tarefa prá lá de importante - dá até palestras em escolas por aí a fora) sobre como lidar e o principal: SE É NORMAL A CRIANÇA (PEDRO) NÃO TER PRAZER EM ESCOVAR OS DENTES????

Aqui a resposta do especialista: Vai amigo!!!

Vamos por partes, seguinte: respondendo a sua pergunta, é perfeitamente normal crianças da idade do Pepepi não quererem escovar os dentes, pois convenhamos, realmente é uma chatisse, porém devemos implementar o hábito da higiene bucal o quanto antes. Partindo do pré-suposto que escovar os dentes é uma chatisse devemos observar algumas coisas:

É muito importante que o escovação seja proposta à ele de forma motivadora, como se o estivesse convidadando para uma brincadeira: Por exemplo: Tipo você começa a escovar e ele brinca de imitar a mamãe. Crianças são muito observadoras e acabam "imitando" os hábitos que ela vêem em casa, ou seja, importantíssimo você ou o Léo sempre escovarem os dentes na presença do Pepepi;

Compre uma escova infantil pra ele (dessas de personagens de bichinho), mas muita atenção pra que ele não fique com a escova na boca segurando-a sozinho, pois devido a falta de coordenação motora ele pode acabar se ferindo. A escova nesse caso servirá apenas para ele entrar no clima da escovação, se sentir "útil". Deixe-o sim, colocar a escova de dentes na boca sozinho só pra criar o clima e em seguida você assume o controle. 

Outra coisa interessante, crianças prestam muito mais atenção em nós quando estamos da altura delas, ou seja, agache na frente dele enquanto você escova os dentes para que ele observe e preste atenção na escovação. Outro exemplo interessante é escovar os dentes com ele na frente do espelho.

Evite estímulos ameaçadores: por exemplo, sua boca vai encher de bichinho, seus dentes vão cair, e muito menos relacione o  dentista como um ser maléfico que judia das criancinhas, pois mais cedo ou mais tarde todos precisamos de um dentista e esse tipo de ameaça causa um certo trauma na criança.

Creme dental não é o mais importante na idade dele podendo ser deixado de lado, se você preferir usar compre um sem flúor, esse tipo de creme é bem identificado e fácil de encontrar.

Bom espero que essas dicas a ajudem de alguma forma, pois normalmente costumam funcionar. Caso ele não se adapte não precisa entrar em pânico nâo, pois temos abordagens profissionais mais elaboradas para convencê-lo a entrar no clima.

Bom, de certa forma fiquei aliviada em saber que nessa idade é perfeitamente normal essa falta de interesse e adorei as dicas, resolvi postar o email dele aqui pois tenho certeza que serão muito úteis para outras mães que podem estar passando por isso. Ele me passou tambem alguns links bem legais:  


Bom agora é só coloca-las em prática.
Jão, valeu pelas dicas!!! 

Um comentário:

  1. Valeu pelas ótimas dicas!
    um beijo.
    http://tagarelicesepensamentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir