terça-feira, 27 de abril de 2010

BOM CENSO é a palavra chave (EDITADO)

Resolvi escrever esse post para falar de um assunto um tanto polêmico "o dia-a-dia das crianças com a tv". Há tempos penso em fazê-lo, mas agora com base de como as coisas têm se saído lá em casa, achei uma boa falar sobre isso.

Todas sabemos do mal que a má utilização desse meio de comuniação nos trás e da influência que isso tem sobre os pequenos, nem tão pequenos assim... (gente não sei se alguém sabe do absurdo que é um blog que foi feito na novela das 9 pela personagem da Aline Moraes, tetraplégica na FICÇAO. Esse blog de fato existe e o pior, as pessoas escrevem pra ela (Luciana) como se tudo aquilo fosse verdade) pode uma coisa dessa????

O Pedro que antes não se interessava por nenhum desenho ou DVD, de dois meses pra cá, passou a gostar. No início ele assistia o Pooh, amava de paixão, acordava e enquanto mamava (7:00) ia assistindo, mas nada que prendesse tanto sua atenção e posso confessar uma coisa??? Estava ansiosa para que esse dia chegasse, sabe vê-lo sentadinho quietinho na frente da tv assitindo um DVD infantil, pois é, esse dia chegou.

Com essa minha ansiedade e desejo por um tempinho a mais para cuidar da casa, poder comer tranquila e até mesmo bater um papo com o marido sossegada, decidi comprar o DVD da Galinha Pintadinha que até então era garantia de um tempinho para respirar. Chegou o "tal" e foi dito e feito o Pedro se encantou e passou a ficar cerca de 15 minutos sentado, ufa!!! Isso até então era uma cena inédita para nós. Explicando: O Pedro é uma criança calma, porém muuuuito ativa, digo calmo pois ja conheci crianças que batem, que gritam, que são irritadas... ele não, ele é sereno, mas não pára um minuto, ao mesmo tempo que esta no chão, já foi pro braço do sofa, quando vamos chamar sua atenção ja desceu pelo encosto, e assim vai.... acho que por isso desejamos tanto por esses minutinhos atraído por um DVD. Atualmente está vidradooooo no Cocoricó, acorda falando Djú (Julio), hehehe.

Será que alguém deseja me fazer uma pergunta do tipo: Mas você quis filho pra deixar na frente da televisão??? Na verdade acho que nenhuma mãe me faria essa pergunta, aliás MÃE que trabalha fora e/ou cuida de casa, de cachorro, de marido, etc...  Pra quem nunca viveu essa expêriencia pode até ser essa uma pergunta interessante. Mas mães, tenho total convicção de que não estou sozinha nesse meu modo de pensar e agir. Não é fácil, chegar pregada do trabalho e ter uma casa com 2 cachorros, roupa e comida a sua espera.

Sei também que as crianças precisam de limites com a televisão como: tempo na frente dela e conteúdo assistido... nisso tenho certeza que sou bem equilibrada.

O Pedro não assiste a programação normal da tv aberta, mesmo não entendendo prefiro evitar. Quanto ao conteúdo, só mesmo DVDs que eu escolho ou Discovery Kids que não tem muitas propagandas e tem uma propagação bem infantil (no horario que ele assite), agora o mais imporante no meu modo de pensar, é o tempo que a criança passa na frente da tv, quanto a isso tenho minha consciência muito tranquila, o Pedro sinceramente brinca muuuuuuito, durante o dia ele não pára um minuto, somente para dormir, almoçar e mamar, fora isso está sempre brincando ou passeando na rua... (inclusive quero agradecer minha avó que no auge dos seus 76 anos, tem um pique de criança pra brincar com ele e sem duvida a minha mãe também, que dá um duro danado todos os dias com ele e com a casa dela. LINDAS OBRIGADA!!!)

Acho até saudavel que ele assista um desenho quando chega em casa, sem contar que ajuda a acalmar os ânimos para uma "boa" noite de sono... A noite em casa fazemos assim: Eu e ele chegamos antes do marido, que chega uma meia hora depois, enquanto isso vou dando um jeito nas coisas e o Pedro aproveita pra brincar com os caes no quintal, depois janta, brinca um pouco com a gente, ganha um monte de beijo e carinho de nós que estamos cheios de saudades e depois assiste um DVD, lá pelas 20:30 dou um banho nele.. mamá e cama...

Obs: Sempre achei e até hoje acho um absurdo crianças preferem o video-game a andar de bicicleta, o computador a uma brincadeira coletiva, enfim sei que exige sacrificios mas vamos tentar mudar esse cenário cada vez mais comum, de crianças obesas e alienadas, que aos 10 anos de idade não consegue se equilibrar em uma bicicleta, não sabe soltar pipa, nem jogar bolinhas de gude... amigos?? Sua maioria são de msn, email e jogos..... TENHO CERTEZA QUE NÃO QUEREMOS ISSO PARA OS NOSSOS FILHOS, VAMOS RESGATAR as brincadeiras de rua, hoje adaptadas por conta da violência, jogos em família, um lanche da tarde na casa dos amiguinhos ou fazer uma reunião em casa, enfim....

Aqui parte da letra da música do Titas...

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada

A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada


É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais

E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...


E eu digo: Oh! Cride, fala prá mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura

Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!


Bom é isso, esse é meu apelo. Aceito sugestões e conselhos de MÃES dispostas a ajudar.
Bjs

2 comentários:

  1. Olá Giovana! Obrigaduuu pela visitinha no meu cantinho... ameiii! Estarei sempre por aqui, já sou sua seguidora, quanto ao post, a Luana desde muito pequenina adora assistir TV, mas como você mesmo disse tem um certo limite, e não é todo desenho que os baixinhos podem assistir né?! A Luana adora assistir a Discovery Kids, agora ela ta numa fase que não fica mais do que 5 minutinhos assistindo, mas são nesses minutos que consigo fazer alguma coisa...

    Beijokas pra vcs

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!Qto ao post, tbém façocomo vc, a giovana tem 1 ano e 11 meses, como ela é muito ativa coloco o DVD da galinha pintainha, que ela adoraaaaaaaa, ai tenho meia horinha de folga, e qdo não é o DVD é Discoverykids,enfim, mas mesmo assim temos que ter certos limites sim com eles!!!
    Adorei seu blog, estarei sempre por aqui...
    O meu esta precisando de umas atualizações, é que quase não tenho muito tempo...da uma espiadinha depois!!!

    Bjussss

    ResponderExcluir