sexta-feira, 28 de maio de 2010

Escolhendo a Escolinha - EDITADO


Esse é um assunto que foi bem discudido aqui em casa e demos uma pausa nisso, mas com a rapidez que tem passado o tempo estou me dando conta que logo logo o Pedro entrará na escolinha.

Desde que voltei a trabalhar, o Pedro tem ficado com a minha mãe, ele sempre ficou muito bem, no primeiro dia já me deu tchau e adora ficar lá, tanto é que quando eu chegava para buscá-lo ele saia correndo, hehehe... figura. Mas eu sempre achei que o desenvolvimento da criança melhora muito com a escolinha, professoras preparadas, amiguinhos, atividades, rotina...enfim um lugar preparado para receber uma criança cheia de energia. Acontece que o marido sempre foi contra dele entrar na escolinha antes dos 2 anos eu no início batia o pé... mas hoje mudei minha maneira de pensar. Se tenho a HONRA e a SORTE de deixa-lo com minha mãe, num ambiente familiar, com pessoas de EXTREMA confiança,  com um AMOR incondicional pra dar a ele, podendo vê-lo a hora que eu quiser e ainda assim economizar uma grana $$$$$.... por que leva-lo para escolinha tão cedo??? Pois bem, decidimos que ele entraria após completar 2 anos e assim faremos.

Depois de muito pensar e repensar, analisar prós e contras, finalmente comecei a pesquisar e a visitar algumas escolinhas próximas da fábrica e ver qual será a melhor opção no nosso caso.

É importante nesse momento de escolha do local que você tenha todas as informações possíveis sobre o estabelecimento que vai cuidar do seu filho. Devemos ficar seguras que ele estará bem cuidado e que a escola reúne todas as condições para melhor atender o pequeno, na fase em que ele se encontrar.

No meu caso, estou dividida por dois colégios que já conhecia de nome e de indicações de amigos e um deles estudei minha infância toda. Há 2 semanas atras fui visitar uma  hoje fui conhecer a outra e sinceramente??? ME APAIXONEI PELA SEGUNDA exceto uma única coisa (já falo la embaixo).

Aqui alguns pontos que me ajudarão a decidir:
  • Espaço: Acho muito importante que eles tenham bastante espaço, e que esse espaço seja extremamente adaptado à crianças na idade dele, com: rampas, grades, ausência de degraus. O local também deve ser bastante arejado, etc. A escola que visitei primeiro (chamarei de AZUL) é bem pequena, espaços bem limitados e o refeitorio fechado e um pouco escuro, em contra-partida a que fui hoje (chamarei de VERDE) tem MUITO ESPAÇO, a sala é bem ampla, eles têm um pátio bem grande com piscinas de bolinhas, cavalinhos, escorregadores de plástico (bem seguros). Os banheiros são completamente adaptados (vasos sanitário e lavatório pititicos), além dos trocadores fixos, uma banheira para os bebês e chuveiros para os maiores; muitos bebedouros espalhados pelo pátio e o ambiente é muito, muito arejado. 0x1
  • Lazer e Atividades: Nessa fase do Pedro as únicas coisas que eles fazem no período em que estão na escola são atividades e brincadeiras, então acredito que nesse ponto também tenha que haver bastante qualidade. Na AZUL eles têm atividades bem voltadas para as crianças, historinhas, músicas, etc, mas o lazer deixa muito a desejar (muito pequeno e todo lugar que você olha tem concreto - nehuma graminha), já  a VERDE tem 2 playgrounds bem grandes (gramados) com diverrrrrrrrrsos brinquedos, campo de futebol e muita área verde, sem contar as atividades bem bacanas feitas em sala de aula, brinquedoteca, laboratório de informática e HORTA!!!! Essa última eu amei, adoro pensar que meu filho poderá ter contato com a terra, aprenderá plantar, colher.... enfim... NATUREZA É TUDO DE BOM! 0x2
  •  Professoras e Turma: Devemos sempre estar atentos à quantidade de alunos por turma e as idades de que são compostas, outro detalhe importante é a quantidade de professoras/auxiliares presentes para cuidar dos pequenos. Nesse quesito as duas se sairam bem, na AZUL turma de 8 para 2 "tias" e na VERDE turma de 10 para 3 "tias". 1x3
  •  Alimentação: Sem sombra de dúvidas no meu modo de pensar esse é um detalhe MUUUUUUITO importante, que se deve levar muuuuuito em consideração. Quem nos acompanha aqui sabe que sou meio chatinha com alimentação do Pedro, sem exageros e sim com um bom censo gigante: não dou bolacha recheada; doces e balas (1x na vida ou nunca), chocolate (raramente 1 pedacinho), refrigerante (NUNCA), salgadinhos (NUNCA), sucos de caixinha (dei 2x) e ele pede: Mamãe feijãooooo, "mate" (tomate). Me preocupo com a alimentação dele e busco dar muito legumes, verduras, frutas e sucos naturais. E sinceramente fico ate mal e pensar que ele um dia terá contato com essas porcarias todas e hoje me dei conta de como esse dia está proximo (8 meses, hehe). Quando visitei a escola AZUL fiquei contente com a postura que eles têm sobre a alimentação: Não fornecem cardápio específico, o lanche é liberado, porém proíbem refrigerantes e salgadinhos, ufa!!! Já na escola VERDE me decepcionei, eles somente aconselham os pais a levarem frutas e sucos naturais, mas não proíbem e segundo a funcionária que me apresentou a escola eles levam SIM salgadinhos, refrigerante e cia. 2x3
No meu ponto de vista esses são alguns tópicos muito importantes que devemos saber e nos preocupar antes de escolhermos a escolinha dos nossos pequenos. Ahhhhhh tem também o preço né???

Mas agora fiquei com isso na cabeça, amei de paixao a escolinha VERDE e queria muito que ele estudasse lá, mas esse lance da alimentação, a criançada detonando sacos e sacos de salgadinhos cheios de corantes e gorduras.... latas e latas de refrigerantes bombardeados de açúcar, balas, bolachas........ ahhhhhh juro que me desanimei muito.

Alguem tem alguma dica, alguma experiência ou que possa me ajudar dizendo algum item primordial na escolha dos filhotes????

PS: Se chegou a hora de colocar seu bebê numa escolinha, faça uma lista do que você considera importante que a escola forneça. Para mim, pode ser uma coisa e para você outra, então é muito importante que a gente siga a intuição e faça uma análise bem séria de prós e contras até decidir pela melhor opção.

Falei demais por hj, bjsssss

EDITANDO!!!
Ahhhhh esqueci de comentar sobre os horários: A Azul  é no período da manhã o meu preferido (quer dizer da minha mãe) acontece que de manhã o tempo é mais curto, quem cuida de casa sabe, tem a casa pra arrumar, a roupa pra lavar, comida pra fazer e etc..... e a VERDE é no período da tarde, buááá.... 3x3.

8 comentários:

  1. Oiee!!! menina,esse assunto é muito legal mesmo..olha, tb quebrei a cabeça nese lance de escolinha...o Enzo começou em uma que eu amava... foi o 1 ano dele lá e eu adorei..ma s smepre tinha um "olho comprido" em outra,que vistei e tb achei o maximo...mais era beeem mais cara..no 2 ano dele,resolvemos trocar..troquei com o coração apertado,pois adorava a outra escola,algo me dizia que não deveria trocar..mas a 2ª parecia ser aind a melhor: oficinas de jardinagem,ingles, natação, informatica, refeiçoes fornecida spela escola com cardapio de nutricionista..uau!!!
    quer saber?? durante todo o ano ele teve 2 aulas de ingles, a mesma quantia de informatica, na aula de jardinagem ele foi o unico que levou uma plantinha e por isso não teve a aula... sabe..me decepcionei muuuito e troquei ele..de novo ele voltou para a primeira!!Ele está la novamente esse ano! Lá eles podem não ter inglês nem disponibilizam o lanche..mas tratam meu filho com o maior amor, carinho,concordo com os valores passados por eles,eles estão sempre de portas abertas quando eu chego lá...isso foi uma das coisas que me fez destrocar..vc acredita que a outra não gostava que eu chegasse de surpresa?? não gosto disso,parece que tá escondendo algo,né??
    enfim,siga seu coração, isntinto de mãe não erra nunca!!!! bjs,boa sorte e bom finde!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida...e como esta o principe???
    olha, eu na verdade, junto com o meu marido, tbém decidimos em colocar a Giovana na escolinha qdo ela completasse 2 aninhos, mas na verdade tbém estou assim como vc!! Pq a escolinha que gostei tbém falha um pouco na parte da alimentação, e acho que esse é um dos item mais importantes né! Pq eles saiem de lá com costumes de comer estass "coisinhas"...q não saõ muito boas!!!

    Tenha m ótimo fds...

    Bjkssss

    ResponderExcluir
  3. Se para você alimentação balanceada é um quesito fundamental, o ideal é conversar com as professoras para que ele não troque lanchinhos com os amigos (coisa muito comum nesta idade). Assim elas ficam de olho e ele só come o que vc permitir. E se ele foi educado de uma forma, acredito que não terá curiosidades por porcaria.

    Quanto a mim, vou mudar Pitos de escola ano que vem porque alguns quesitos que considero importantes a escola atual não pode me oferecer: espaço (ela é pequena e a próxima é bem grande), ela só vai até nossa antiga quarta série (a outra é colégião, sabe? vai até o pré-vestibular, e gosto da ideia de mantê-lo no mesmo lugar até grandão) e outros tantos itens que considero importantes. mas vc tem razão, cada mãe dá prioridade a uma coisa e isso deve ser respeitado.
    Beijos nos dois

    ResponderExcluir
  4. Oi Gio, olha o Principe esta na escolinha desde os 11 meses e tambem não foi nada facil escolher, fiquei 8 meses procurando uma até achar .
    Tudo que voce falou , tambem faziam parte da minha lista , mas pra mim o que me fez bater o martelo, foi a impressão que o Principe teve da escolinha, em todas em que fui levei ele junto e ele só ficou a vontade na escola que ele esta hj, adorou as tias logo de cara e isso foi tudo .
    Acho que levar a criança junto faz uma diferença, pq ai vc ve a reação das tias com ele e vice versa , pra mim deu muito certo e nao tive problemas com a adaptação dele .

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Ola meninas!!!! Obrigada pelos comentários.
    Pois é Ana acho que tem que ter um "Q" né??? De nada adiante ter isso e aquilo e nao serem cativantes, amaveis conosco e com os nossos.

    Dificil né Cassia??? Aff so por Deus!!! Apareça sempre por aqui e seja sempre bem vinda!!!

    Nanda sera mesmo que ele nao vai se interessar??? :( Tomara que não!!!!

    E Grazi achei sua idéia muito bacana tbem, só assim (com ele) verei a reação dele e das professora ne???

    Um beijo em todas e boa semana!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, passei por aqui para conhecer seu blog e amei, estarei te seguindo se não tiver problemas. Fique à vontade para nos seguir também viu.

    bjs,

    ResponderExcluir
  7. Gi, muito legal seu post!! Seu blog está lindo, de cara nova, fiquei muito tempo sem aparecer por aqui!!
    Ai menina, estou nessa também, agora que minha irmã está grávida minha mãe vai ter que ficar viajando para ajudá-la, e talvez tenhamos que colocar o Theo na escolinha já no ano que vem... Manda pro e-mail pra mim qual o nome da Azul e da Verde, pois vou começar a pesquisar também!! Aqui perto de casa tem a "amarela" rsrsrrs (f***x), ouvi dizer que a escola infantil de lá é muito boa, vou lá conhecer... Essa parte da alimentação é a que mais me preocupa também, e lá na amarela eles proíbem refri e salgadinhos, mas liberam outras coisas... é fogo!!
    Vc viu que nos cruzamos na rua esses dias??? Na rua do cemitério, rsrrs
    Bjss
    Eliane

    ResponderExcluir