terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O FERRO na Alimentação!!

Estava na internet pesquisando sobre anemia e li coisas interessantíssimas a respeito do ferro, coisas que confesso que desconhecia, descobri que até hoje cometia alguns erros com relação a alimentação do meu príncipe, mas que não os cometerei mais.

Resgatei na memória que no ínicio de agosto do ano passado o Pedro teve sua primeira "complicação" (um tipo de infecção na garganta, causada por vírus) e nessa época a pediatra dele havia pedido um exame de sangue, no qual foi constatado o início de uma anemia, ela me disse que é muito comum isso nas crianças e que seria muito simples de resolver (dar ferro via oral por um período de 6 meses) e foi resolvido antes mesmo de completar o tratamento. Semana passada ela pediu novamente um hemograma está tudo perfeito.

Agora lendo sobre esse assunto, descobri que há diversos tipos de anemia:
  • Perniciosa: Incapacidade do organismo de absorver vitamina B12.
  • Aplásica: A medula óssea não produz um número necessário de elementos do sangue periférico.
  • Falciforme: As hemácias são incapazes de transportar oxigênio para os tecidos do corpo (atinge princialmente negros e é uma doença genética)
  • Talassemia: Causada pelo acúmulo deficiente de hemoglobina (doença hereditária)
  • Deficiência de Ácido Fólico: Má absorção ou pouca ingestão do ácido fólico, está muito ligada ao alcoolismo.
  • Ferropriva: Causada pela deficiência de ferro.
A última (anemia FERROPRIVA) é a mais comum dentre todas. Existem dois tipos de ferro : "heme" e "não-heme". Esse nome vêm de hemácias (glóbulos vermelhos), do sangue do animal. A carne contém ferro "heme" e "não heme", onde o primeiro é mais absorvido, em termos de porcentagem.

O ferro "heme" é de orígem animal , encontrado em abundância nas carnes vermelhas em geral, especialmente em vísceras, como o fígado, coração e rim. O ferro "não-heme" é encontrado em alimentos de orígem vegetal, como grãos de leguminosas (lentilha, grão de bico, feijão), vegetais folhosos de cor  intensa, como espinafre, rúcula, agrião, couve, etc.

Acontece que o ferro da carne não é tão absorvível assim, pois o cozimento e o armazenamento tranformam o tipo do ferro da carne ("heme" em "não-heme"), sendo assim ele só seria bem absorvido se  a carne fosse ingerida crua.

Agora é que vem a novidade (pra mim), os erros que cometIA na alimentação do Pedro:

INIBIDORES da absorção:
  • O cálcio é o principal inibidor. Qualquer produto à base de leite deve ser evitado durante ou após uma refeição rica em ferro. Pudins, iogurtes, "DANONINHOS" ou doces à base de leite. Até mesmo proteínas do OVO prejudicam na absorção do ferro. (CONFESSO QUE DIVERSAS VEZES DEI DANONINHO DE SOBREMESA, aiiiiii)
  • O ácido fítico, encontrado em diversas sementes e grãos, também é um fator inibidor. Deixar os grãos e sementes de molho, por no mínimo 12 horas antes de cozinhar, reduz o teor de ácido fítico.
  • Os polifenóis. Deve-se evitar o uso de chá preto, cacau, chá de ervas. Também os taninos (SUCOS DE UVA, vinho), as catequinas e isoflavonas (soja - fonte de isoflavonas) - Eu sempre dava suco natural de uva após a refeição - NUNCA MAIS!!!
  • Falta de acidez gástrica, (causada pelo envelhecimento ou pelo uso de antiácidos) - NÃO É O CASO DAS CRIANÇAS
  • Fosfatos ( presente em refrigerantes "COLA")
PROMOTORES da absorção:
  • A vitamina C é o mais potente agente de promoção da absorção. Ex: laranja, acerola, limão, kiwi, morango, mamão, goiaba, caju, salsinha etc. (A partir de hoje passrei a dar SEMPRE uma dessas frutas de sobremesa) 
  • Betacaroteno. Encontramos em frutas/legumes amarelo forte/ laranja, como a cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata doce.
  • Ingerir carne: o ferro vegetal é melhor absorvido se há carne na refeição.
  • Frutooligosacarídeos (FOS): Esses compostos são formados a partir da fermentação de certos alimentos no intestino grosso (banana, alho, cebola, etc)
CONSIDERAÇÕES
  • A carne não é a principal fonte de ferro, com exceção do fígado.
  • Estoques altos de ferro estão associados a doenças cardiovasculares e cânceres.  O excesso também é um problema.
  • Leguminosas, cereais integrais, almeirão,  folhas de cor intensa, açúcar mascavo, ameixa seca , beterraba, açaí, aveia... são excelentes fontes de ferro (vegetais).
Para saber mais sobre o tratamento dos diversos tipos de anemia clique aqui. Espero poder ajudar outras mães com essas informações, eu por exemplo desconhecia algumas.

Até

Um comentário:

  1. Fiquei surpresa com essas descobertas ...muito interessante,adorei!!! vou rever as sobremesas que dou ao meu filhote , valeu ...bjos

    ResponderExcluir