sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Algumas Dicas


Muitas de nós tem seu dia dividido em várias tarefas, casa, filhos, médico, trabalho, família, amigos e enfim, as vezes nos falta tempo para preparar algo nutritivo e saudável para alimentar-nos , fazendo com que as vezes recorramos a pratos práticos e semi prontos ou até mesmo oferecemos aos nosso filhos algo pensando ser saudavél mas que na verdade não é bem assim. Existe uma regra conhecida por todos chamada A LEI DA COMPENSAÇÃO, de acordo com ela, as coisas boas, na maioria das vezes, não são tão boas quanto parecem, assim como as ruins também não são tão ruins quanto possam parecer à primeira vista. Em tudo há uma parte boa e uma parte ruim. Assim, importa analisar os prós e os contras para decidir o que é melhor.

Abaixo vou colocar algumas informações que tenho lido nos blogs afora, achei muito interessante, pode ser util para mais alguem. Aí vão:

NUGGETS - Ingredientes: CARNE DE FRANGO, FARINHA DE ROSCA, PELE DE FRANGO, GORDURA VEGETAL, ÁGUA, FARINHA DE ARROZ, MARGARINA, FARINHA DE TRIGO ENRIQUECIDA COM FERRO E ÁCIDO FÓLICO, PROTEÍNA ISOLADA DE SOJA, SAL, PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA, AMIDO ERITORBATO DE SÓDIO, REALÇADOR DE SABOR GLUTAMATO MONOSSÓDICO, ESPESSANTE GOMA GUAR E CORANTES NATURAIS PÁPPRICA, URUCUM E CÚRCUMA. CONTÉM GLÚTEN.
  • Farinha de rosca, farinha de arroz e farinha de trigo - alergênicos, provocadores de inflamação intestinal, refinados de alto indice e carga glicêmica, indutores de hiperglicemia, hiperinsulinemia, hipertrigliceridemia, obesidade, hiperatividade, perda de memória, glicação e perda de função renal.
  • Pele de frango - alto teor de colesterol
  • Gordura vegetal e margarina - gordura hidrogenada causadora de inflamação sistêmica, obesidade, hipercolesterolemia, doenças autoimunes, câncer, doenças neurológicas como depressão, entre outras.
  • Eritorbato de sódio - Conservante hipertensivo e altamente carcinogênico
  • Glutamato monossódico - realçador de sabor hipertensivo, causador de hipertividade, insônia, cefaléia intensa.
Dica: Vale a pena fazer tirinhas de frango empanadas, mesmo que fritas são de puro frango.


GELATINAS - Falando delas pensamos logo que são saudáveis, mas não se engane são compostas por altos índices de corantes e açúcar, reponsáveis por todas aquelas coisas que já citei no post anterior. Leia mais no blog Comer para Crescer.


Dica: Use gelatina natural sem sabor e sem corantes e misture com sucos naturais de sua preferencia, fica bem mais saudável e sem dúvida mais saborosa!!! Ou veja aqui uma receita de gelatina feita a partir do caldo de mocotó.

IOGURTE - Devido à presença de fermentos lácteos, o iogurte possui benéficas propriedades nutricionais, além de aumentar a longevidade é de fácil digestão, o que faz dele um produto muito bom para pessoas com problemas gastrointestinais. Auxilia no bom funcionamento do intestino, contém cálcio que ajuda no fortalecimento dos dentes. Pode ser indicado em casos de osteoporose e para mulheres que precisam repor o cálcio no período da menopausa. 

O iogurte pode ser encontrado em diferentes versões e são divididos em categorias, como naturais, desnatados, fazendo parte tanto da alimentação de pessoas que optam por uma alimentação equilibrada bem como daquelas que estão de dieta. O iogurte natural contém proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. O desnatado contém as mesmas propriedades nutritivas, porém com uma redução de gordura que lhe confere baixo valor calórico, sendo indicado para quem quer emagrecer e controlar o índice de colesterol. 


Dica: Aqui uma receita de Iogurte Natural que vi no Comer para Crescer.

REQUEIJÃO - Sabemos que é bem mais prático chegar numa prateleira de supermercado e pegar alguns potinhos de requeijao e levar para o consumo da família, mas não é mais saudavel nem mais saboroso que um requeijao caseiro, feito em casa e livre de estabilizantes (São utilizados para manter a aparência dos produtos, tendo como principal função estabilizar as proteínas dos alimentos), conservantes (Sua meta é evitar a ação dos microorganismos que agem na deterioração dos alimentos, fazendo com que durem mais tempo sem estragar) e os espessantes (tem a função de dar consistência ao alimento, geralmente, é de origem vegetal). 


Dica: REQUEIJÃO CASEIRO

Ingredientes:
  • 500g ricotta fresca
  • 200g manteiga com ou sem sal em temperatura ambiente
  • 1/2 - 3/4 xic. leite fervendo
Preparo:
  1. Coloque a ricotta e a manteiga em um liquidificador ou processador e pulse algumas vezes para misturar os ingredientes mais ou menos.
  2. Despeje um pouco do leite (1/4 xíc., mais ou menos) e bata bem, até ficar homogêneo. Vá acrescentando o restante do leite, até atingir a consistência desejada. Use todo o leite se quiser um requeijão mais molinho, e menos se quiser que ele fique mais firme.
  3. Acerte o sal, se necessário ou acrescente os temperos que quiser, ainda batendo.
  4. Guarde em potinhos bem fechados na geladeira. 
  5. A receita inteira como está acima rende uns 5 copinhos daqueles mesmo de requeijão (plastico) que vendem por aí, se for o caso, faça metade da receita.
Obs.: a receita original não diz quanto tempo dura o requeijão na geladeira. Aconselho ficar de olho e sentir o cheiro. 


REFRIGERANTES - Depois da água, eles são bebidas de maior consumo no mundo, aumentam o risco de doenças como obesidade, diabetes, gastrite e câncer de esôfago. Em sua composição estão conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes, entre outras substâncias não saudáveis se ingeridas com excesso. Causando inchasso do estômago, agravam quadros de gastrite e flatulências, aumentam os níveis de colesterol e causam refluxo gástrico.

Dica: Se seu pequeno não fica sem refrigerante, aqui vai um dica mais saudavel.

Bom por enquanto é isso....
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário