terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mais sobre ALIMENTAÇÃO!!!


Gente achei uma matéria super bacana na "net", estava procurando sobre alimentos congelados e encontrei mais do que na verdade em buscava.

Tirei minhas dúvidas sobre polpa de frutas congeladas, dentre outras.  Inclusive tem um link que ensina fazer um caldo de carne, frango, peixe e legumes suuuuuuuuuuuuuuper nutritivos. Creio que  essas informações possam ser úteis para algumas mães.

Vejam abaixo:

Sinal verde para...

Vegetais frescos. Nada melhor do que frutas, verduras e legumes fresquinhos, consumidos no momento do preparo, o que ajuda a conservar os nutrientes. Tente planejar o que vai precisar no começo da semana, para comprar a quantidade certa de uma única vez. Você também pode lançar mão de serviços como feira delivery ou supermercado pela internet, deixando encomendado com antecedência aquilo de que vai precisar e recebendo em casa, poupando horas preciosas.

Tente já guardar tudo lavado e pronto para usar. Quando for cozinhá-los, use o mínimo de água possível, já que no cozimento ela suga nutrientes dos alimentos. Não jogue esse caldo fora depois, pois ele é riquíssimo em vitaminas e minerais. Aproveite para cozinhar nele o arroz, por exemplo, ou congele para usar mais tarde.

Caldos congelados. Os caldos de carne, frango e vegetais aparecem em boa parte das receitas para bebês. Não é à toa: quando preparados em casa, eles são uma poção quase mágica, cheia de vitaminas e proteínas. Mas nem pense em usar cubinhos de caldo pronto, que são pobres em nutrientes e têm muito sal. A dica para ter seu próprio caldo sempre à mão é preparar de uma só vez uma grande quantidade. Prepare três ou quatro panelas (veja as receitas) e, depois de pronto, congele em porções de 250 ml, em sacos plásticos próprios para alimentos congelados ou em potinhos.

Para poder variar os sabores a cada refeição, cozinhe os legumes do dia no caldo pronto. E atenção: marque nos potinhos o dia e o mês em que você preparou o caldo. Mesmo congelado, não é recomendável utilizá-lo após três meses.

Sopa congelada. É importante variar os sabores das sopinhas, para que seu bebê aprenda a comer de tudo. Mas se a correria está muito grande, lance mão do freezer. O processo é simples, mas você precisa tomar alguns cuidados para preservar os nutrientes e não deixar bactérias contaminarem sua comida. Prepare uma quantidade maior de sopa de uma só vez, sem sal nem temperos, que ficam mais concentrados no congelamento.

Logo que ficar pronta, tire a panela destampada do fogo e coloque dentro de um recipiente com água com gelo, para que ela esfrie rapidamente isso ajuda a conservar as vitaminas e minerais. Em seguida, distribua sobre potes de vidro previamente lavados e fervidos. Tampe, etiquete e congele rapidamente.

Não há um prazo muito rígido para consumir as sopinhas, mas para evitar que elas percam nutrientes e sabor, use em até dez dias. Na hora de fervê-la, tempere e misture com os vegetais do dia, caldos diferentes ou ervas, que ajudam a variar os sabores e acrescentar vitaminas.

Água-de-coco. A partir dos seis meses, abuse da água-de-coco. Ela é um excelente hidratante, rico em sais de potássio e ainda auxilia o bom funcionamento do intestino. Se não der para usar a natural, abasteça a despensa com a versão em caixinha. (neste caso acho melhor ter um trabalhinho a mais e oferecer a natural)

Sinal amarelo para...

Sopas e papinhas industrializadas. As prateleiras dos supermercados estão cheias de preparos prontos para o bebê, e pode ser uma tentação usá-las para substituir as horas no fogão. Mas atenção! Elas são ótimas para levar em viagens ou passeios, já que não precisam de refrigeração. Mas seu uso não deve virar rotina. O motivo é simples: com poucos tipos sabores, cores e texturas, e quase nada de tempero, elas não oferecem a variedade de que seu filhote precisa para ter uma alimentação de qualidade. Na pressa, outra opção é comprar as sopinhas caseiras industrializadas , que são elaboradas artesanalmente e vendidas congeladas.

Vegetais higienizados. São aqueles que já vêm descascados e picados. O problema é que eles perdem muitos nutrientes nessa manipulação. Assim como os vegetais congelados, vendidos em saquinhos, eles são uma boa opção em dias de correria extrema, mas não devem virar rotina, sob o risco de deixar seu baby sem os nutrientes de que ele precisa. Além disso, são muito mais caros. Mantenha alguns pacotes na geladeira só para os momentos de emergência.

Polpa de fruta congelada. É aquela velha história: a fruta natural é bem melhor e mais nutritiva. Mas, se o tempo é curto, lance mão dessa alternativa. Só cuidado para não transformar em hábito.

Farinhas para criança. Farinha láctea, misturas para vitamina, mingaus vitaminados... São latas e mais latas de preparados que prometem vitaminas e energia para o filhote. Podem ser uma boa, desde que oferecidos sem exagero e não várias vezes ao dia. Além de muito calóricas, essas farinhas costumam conter açúcar demais e, no primeiro ano, é melhor evitar sabores doces que não sejam naturais, como o das frutas.

Sinal vermelho para...

Sucos artificiais. Fique de olho no rótulo: muitos sucos se passam por naturais, quando na verdade estão cheios de conservantes, corantes, aromatizantes e açúcar além da conta. O risco do bebê desenvolver uma alergia a esses aditivos químicos não compensa a praticidade. Além disso, a quantidade de nutrientes presente nessas bebidas é muito pequena, isso quando existe. Se precisar comprar um suco pronto, prefira os orgânicos, com alta concentração de polpa e, de preferência, sem açúcar nem aditivos.

Salgadinhos, sorvetes, e bolachas recheadas ou com cobertura. Você deve estar pensando mas é tudo do que criança gosta! . Sim, mas também são alimentos ricos em corantes e gordura trans a grande vilã do momento que aumenta o colesterol e o risco de doenças cardíacas no futuro. Não caia na armadilha dos rótulos vitaminados , porque o prejuízo não compensa eventuais nutrientes. Prefira biscoitos integrais, de preferência aqueles que trazem no rótulo o selo livre de gordura trans.


Troque por saúde
sorvete de massa por picolé de fruta ou frozen yogurt
queijos amarelos por queijo branco
leite integral por leite semi-desnatado
iogurtes integrais por iogurtes desnatados e com polpa de frutas
cereais com açúcar por cereais integrais
bolachas por frutas e pão integral
refrigerantes e sucos artificiais por água, suco natural e água de côco

Nenhum comentário:

Postar um comentário