quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Animais de Estimação

Sempre achei muito importante o convívio entre crianças e animais e acredito que não há idade para o início dessa relação tããããão saudável, em casa por exemplo, desde minha gestação já ficava ansiosa por esse dia, o dia de apresentar meu filho, aos meus amados cães e também já passava pela minha cabeça o receio de ter meu tempo dedicado à eles diminuido em mais da metade, bebês tomam muito nosso tempo.

Antes de ter alta no hospital, já estava pensando: Como será que a Brisa e o Jhow irão reagir???? Estava tranquila, achava que eles é que teriam um certo receio de chegar perto e foi assim mesmo.

Chegando em casa com o Pedro fui logo apresentá-lo aos bichos e foi exatamente como eu esperava, cada um na sua.... a Brisa e o Jhow o cheiraram, curiosos, abanaram o rabo e logo saíram. Estavam mesmo era com saudades de mim.

Deste dia em diante nasceu uma amizade muito bacana entre meu filho e meus "melhores amigos" o Jhow (um projeto do salsichinha) está comigo há quase 12 anos e a Brisa (um pastror branco) há pouco mais de 9....

Sinceramente fico muito tranquila em deixa-los juntos, apesar de algumas pessoas me acharem louca, acham que não devo deixa-los sozinhos, pois cachorros tem temperamentos e reações inesperadas,  também acredito, claro que não deixo os caes tomando conta do Pedro para ir ao supermercado ou à padaria (hehe), estou sempre por perto e atenta, mas deixo-os a vontade, não tenho aquela neura.

Acredito que esse convívio seja de extrema importância para o desenvolvimento da afetividade, auto-estima e auto-confiança das crianças e vai muito além, pois desenvolve a comunicação verbal e a empatia. Por exemplo em casa desde que o Pedro reconheceu os cachorros ele já começou a manifestar sentimentos de alegria (achava diferente uma coisa peluda pulando e maior que ele); afeto (faz carinhos e abraça-os - sempre na nossa presença); amizade (brinca muito com a Brisa (o Jhow é meio ranzinza) de bola, de correr; aprendeu a dividir e a cuidar, dando-lhes pães, biscoitos (de cahorro é claro), ração. Além desses sentimentos bons, tem os sentimentos de frustração como o da perda, nesse aspecto da vida e da morte, o animal de estimação tem um papel muito importante pois a criança aprender a lidar com a dor e a perda.

Enfim, ter um bichinho em casa  tráz inúmeros beneficios inclusive para nós que já somos bem grandinhos (os meus me alegram, exercitam minha paciência em certos momentos, me agradam quando fico triste, etc).

Abaixo parte de um texto que peguei do site www.amigosdelosanimales.org

A criança que convive com animais, é mais afetiva, repartindo as suas coisas, é generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos acontecimentos, é crítica e observadora, sensibiliza-se mais com as pessoas e as situações.

Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupação com a natureza, com os problemas sociais e desenvolve uma boa auto-estima.

Relaciona-se facilmente com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Sabe o valor do respeito.

Desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, tendo mais facilidade para lidar com a frustração e liberta-se do egocentrismo.

Escolha do animal de estimação
Enquanto qualquer animal de estimação pode proporcionar prazer as crianças, é importante que se escolha o animal adequado para sua família, sua casa e estilo de vida, e um que a criança possa ajudar a cuidar.  Os pais devem ter cuidados e não escolher animais agressivos como animais de estimação e não esquecer que até mesmo os domésticos podem ser imprevisíveis.


Cuidados com os animais
As crianças deve-se lembrá-las, que os animais, assim como as pessoas, necessitam de alimento, água, exercício e carinho. Explicar que o animal muitas vezes não sabe o que está fazendo e orientar a criança de forma a aprender a lidar com ele com respeito e dedicação e não irritar-se quando o animal não obedece. Conforme a idade da criança, é importante que os pais atribuam a elas algumas responsabilidades quanto ao cuidado do animal, como dar comida, remédio ou pentear o pêlo. Os pais são modelos por excelência. As crianças aprendem a ser os donos responsáveis de seu animal de estimação observando o comportamento dos pais.

Pensem nisso.... bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário