terça-feira, 1 de junho de 2010

FESTA VERDE - ou quase lá

Gente do jeito que as coisas (planeta) andam, acho que devemos pegar carona num assunto que está super na moda: SUSTENTABILIDADE*  (nessa moda temos que entrar de cabeça) e tentar mudar alguns hábitos nossos, de nossos pais e principalmente dos nosso filhos (que são o futuro da humanidade). Acredito que nunca é cedo demais para ensinarmos à eles o quanto é importante cuidar e preservar nosso planeta, os animais, enfim ao mundo em que pertencemos.

Creio que dê pra melhorar MUITO com pequenas mudanças, pequenas mesmo do tipo: separar o lixo, reciclar, não jogar lixo na rua,  no mar, diminuir o uso de material descartável, ter consciência no consumo de água, energia, enfim.... "N" coisas que se cada um fizer sua parte já melhora bastante.

Como estou numa fase em que tudo que eu penso é: O ANIVERSÁRIO DO PEDRO!!! Resolvi escrever esse post. Como já falei aqui, hoje tenho uma visão bem diferente de antes sobre certas coisas:  pessoas, bom senso, respeito, preconceito... enfim e muitas dessas mudanças ocorreram depois da chegada do Pedro, coisas do tipo alimentação saudável e preservação da espécie (inclusive a nossa - porque com toda essa degradação acabamos afetando a nós mesmos), pensando nessas coisas ao longo desses quase 2 anos resolvemos mudar alguns hábitos em casa e agora vou citar algumas mudanças que faremos nas festas de aniversário. Como ainda sou muito nova nisso, ainda tem algumas coisas que não sei bem como mudar, substituir ou lidar, mas no próximo ano estarei melhor sem dúvidas.

Pensei numa festa mais Verde (Ecologicamente sustentável), consciente e saudável possível.  Parece difícil né, quase um bicho de 7 cabeças, mas não é bem por ai não, basta imaginar uma festa sem frituras e alimentos artificialmente “lindos” e recheados de ingredientes nocivos à saúde; uma festa com menos papel e plástico descartáveis; sem muitas bexigas ou NADA (melhor); uma festa naturalmente divertida sem uso de eletricidade,  ao ar livre e com muita luz NATURAL.

Tema e Local: Optamos por comemorar o segundo ano do Pedro em um local bem arejado, bem aberto, com um pouco de verde e num horário em que não será necessário o uso de iluminação artificial, só mesmo a luz do sol e muito vento no rosto. O tema é a sensação do momento lá em casa "Cocoricó",  se não fosse esse com certeza seria algo direcionado aos animais ou a natureza. Pelo menos enquanto tenho o privilégio de escolher o tema, aff! Festa ao ar livre também seria uma boa pedida!!!

Convites: Convites eletrônicos é bem bacana pra quem tem acesso a internet, e-mail.... no caso de quem não tem acesso vale procurar papéis reciclados. No nosso caso, creio que esse ano ainda sera em papel comum, mas ano que vem prometo!!!!

Decoração: O bacana é que na decoração reduzissemos o numero de coisas, reutilizassemos algumas e reciclassemos outras.... tipo: no primeiro aninho fizemos com buffet (pela falta de tempo e inexperiência) e eu nem pensava muito nessas coisas de SUSTENTABILIDADE. Esse ano não, decidi colocar a mão na massa e cuidar de cada detalhe. Optamos por toalhas de tecido fáceis de lavar e quem não precisam ser passadas. Serviremos os comes e bebes em pratos e copos de vidro e talheres comuns (o marido foi contra e tentou me convencer que dessa maneira passaria um tempão lavando louça.... tô tranquila). Das bexigas não consegui fugir, estou completamente sem idéias, mas reduzi bastante o número em relação ao ano passado, utilizaremos 500 unidades, aff. Arrumar o espaço e/ou a mesa do bolo com brinquedos do filhote é uma boa também, sem contar as flores que sempre ficam lindas.

O que servir: Pretendemos nao ter muito trabalho, decidimos que faremos um churrasco x festa de criança e parece que vai dar bem certo essa mistura, além do que dá pra servir coisas bem mais saudáveis que coxinhas, empadinhas, pasteisinhos, doces, balas, etc..... Como disse, serviremos um almoço com o churrasco e pras crianças x adultos adoçarem a boca optei por mousse de fruta, gelatinas, brigadeiro (esse não tem como deixar de fora). Mesa de guloseimas??? Não!!! Na boa acho linda e enche os olhos, mas prefiro que não tenha, sei lá, acho melhor assim. Sanduiches criativos e nutritivos substituem os salgadinhos.

Para recordar: Ano passado pela minha falta de tempo, decriatividade e de preocupação com o assunto, fiz aqueles saquinhos RECHEADOS de açúcar, corantes, brinquedos que duram apenas algumas horas e depois viram lixo, enfim.... esse ano estou na dúvida entre 3 coisas bem educativas, mas que até la decido... estão me dizendo que as crianças não vão gostar, sinceramente não dá para agradar a todos, eu particularmente não gosto que o Pedro coma essas guloseimas e quando ganhamos ele não come (por enquanto consigo manobrar a situação, ele nem sabe o que é) creio que já vá ter doce o suficiente lá. Mas para quem não abre mão dos saquinhos já existem vários modelinhos em tecido e se for o caso recheie-o com algo educativo, massinhas ou desenhos para colorir.

Presentes: É muito bom ganhar presente ne??? E vai dizer pra uma criança o contrário, aff!!! Bacana ganhar várias coisas novas, a criança ama, mas penso que acumular brinquedos não está com nada. Então vale fazer uma catança nas tranqueiras do filhote e o que estiver em bom estado de uso (roupas ou brinquedos) vale doa-los para alguma instituiçao, ou a alguem que necessite mais que a gente e não esquecer de conversar com a criança, para que desde muito cedo ela aprenda a partilhar.

2 comentários:

  1. adorei gio, ano passado o tema do primeiro ano do principe foi cocorico, como fui eu quem montei achei até que ficou bacana viu .
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá, Giovana!
    Fiquei feliz em ver um link para a Bolo.Balão.Diversão!! aqui no seu blog. E, ainda mais, de ter visto algumas das minhas ideias sobre festa sustentável sendo passadas para frente. É isso aí! Valeu!! E parabéns pelas iniciativas!
    E, dê uma passadinha, mesmo que de vez quando, lá no meu blog, ok?!
    Beijos,
    Ana Luiza

    ResponderExcluir