sábado, 12 de dezembro de 2009

Desapegando...


Sabe, nunca fui uma pessoa muito apegada a coisas materiais, sempre me vejo arrumando armários e gavetas, separo coisas para doar ou para jogar fora (aff, acabo sempre jogando coisa importante no lixo). Não gosto de guardar nada por muito tempo, são coisas, sapatos, roupas, enfim.... algo que há mais de um ano fique sem uso, já dou logo um jeito de passar pra frente. Acumular tranqueiras nunca foi minha "praia".

Mas como dar fim nas coisas do Pedro???? Sempre achei um exagero mães que guardam roupas, brinquedos e sapatinhos do filho por anos e anos, digo 20 / 30 anos acho muita coisa, mas ... cada um com seu cada um né? Não vim aqui pra julgar ninguém, nem poderia.

Hoje que passei pro lado das mães, vejo que querer guardar as coisas do nosso pequeno até que é uma coisa compreensivel. Há uns meses separei todas as roupinhas e sapatinhos que não serviam mais, para doá-las. Sem nem perceber, me peguei guardando umas peças que marcaram o primeiro ano dele, tipo a roupa que saiu da maternidade, primeiro sapatinho, enfim.... aleguei pra mim mesma que estava guardando para um "quemsabetalvezumdiaseiláquando" futuro irmãozinho, mas logo me desapegueie desse sentimento egoísta e doei. Decidi que guardaria por poucos anos o carrinho, jogo de quarto, bebe conforto, essas coisas mais caras... quem sabe daqui uns anos não vem um(a) irmãozinho(a) né???

Agora com a chegada do Natal, comecei a separar outras roupinhas e alguns brinquedos que ele já não usa, com certeza uma outra criança fará melhor proveito de tudo isso.

Foi uma decisão ótima, abriu espaço no armário, ajudei quem estava precisando, fora que esse lance de posse atrapalha um pouco a vida, né? Eu sei lá, viver apegada a objetos e coisas, tudo isso acaba de uma forma ou de outra nos fazendo mal, impedindo avanços, inovações.

Claro que estou falando de exageros, mas um grande acúmulo começa com um pequeno acúmulo, assim como uma grande mudança começa com pequenas atitudes. Ensinar isso aos filhos também é importante, explicar que podemos doar coisas que não usamos mais e que precisamos cuidar do que temos e gostamos. Também podemos passar pras crianças sobre o consumo consciente. Afinal, se estamos entulhando coisas que não usamos, talvez seja hora de rever o consumo ou estamos comprando demais ou comprando coisas desnecessárias.

A melhor saída, como sempre, é o equilíbrio.


Vamos desapegar????????? 

Bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário