terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sem dúvida, uma data ESPECIAL!!!


Sempre neste período de fim de ano é uma grande loucura: muito trabalho pra não deixar nada pra trás e sair de férias tranqüila, correria nas entregas dos produtos, afinal todo mundo quer a casa bonita para as festas.
 
Esse ano está sendo um pouco mais corrido que os anteriores. Tirando a correria da empresa, ainda tem o meu dia-a-dia em casa com marido, dois cachorros e um bebê de 1 ano e 4 meses, que exige toda minha atenção. Fora isso ainda tem os preparativos para as festas de fim de ano, e compra de presentes, afinal o “apelo comercial” de certa forma nos faz reféns do consumismo.

Não é nosso primeiro Natal com o Pedro, mas o ano passado ele ainda era bem pequenino e passou a noite toda dormindo, eu ainda estava de licença maternidade na época, então foi bem diferente, eu ficava em casa cheia de afazeres, mas estava tranqüila. Não havia esse corre-corre.

Sabe, já ouvi muitas pessoas dizerem que não gosta do Natal, que acha a data triste. Eu particularmente gosto!!! Mas qual o verdadeiro significado do Natal??? Acho que no Natal as luzes brilham nos corações das pessoas, não importa que seja apenas no fim do ano, o fato é que a energia do planeta se torna mais doce e as pessoas desejam coisas boas umas as outras. Comemorando o nascimento de Jesus renasce em cada um a esperança de um mundo melhor, de pessoas melhores...

Me lembro da expectativa pela grande noite, da cidade iluminada, da montagem anual da árvore com as bolinhas coloridas. Lá em casa quando eu era pequena as festas de fim de ano sempre foram sinônimos de reconciliação, família muito grande né?!?! Se no decorrer do ano alguém tivesse se desentendido, do Natal não passava.

Até hoje é assim, nos reunimos todos e minutos antes da meia-noite fazemos uma oração, refletimos e recordamos o nascimento de Jesus, depois nos abraçamos, comemos e conversamos atééééé o sono chegar.

Este ano não montamos árvore de Natal em casa, o Pedro certamente ficaria pendurado nela o dia todo, como tudo perto dele ela não ficaria de pé, hehehe.

Ano que vem muita coisa será diferente nessa época. O bom velhinho o Pedro já reconhece.... poderemos montar a árvore, explicar a ele com magia e docura o significado do Natal, contar que cada criança que nasce nesta Terra é uma luz que acende nos corações, trazendo esperança e renovação para todos, falar do Papai Noel, que traz presentes para as crianças, mas sem enfatizar muito esse consumismo louco que vemos nessa época.

Criança precisa de magia, de fantasia, de sonho. Tem gente que não estimula isso nos filhos, não leva pra ver o papai noel e prefere nem envolver a criança na preparação para o natal, para fugir do consumismo. Eu já acho que o consumismo só predomina se a gente permite. Dá pra levar a coisa pelo outro lado. Um lado mais lúdico, mais doce, de sonho. Coisa tão importante na infância. Aliás, não só na infância, já que sonhar e fantasiar é bom até pra gente grande.

Feliz Natal!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário