sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Informativo - VIROSE NO LITORAL SP

Gente hoje pela manhã estava lendo uma matéria da revista CRESCER e achei super importante postá-la aqui, pois nessa época muitas pessoas decidem descer para o litoral. Acontece que tem uma virose se alastrando muito rápido no litoral Sul de São Paulo e atingindo principalmente as crianças. Tambem soube ontem através de uma amiga que reside em Ubatuba que lá já foram confirmados mais de 30 casos. Como diz o velho ditado: "MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR".

Abaixo a matéria...

Surto de virose no litoral Sul de São Paulo

Saiba como evitar e o que fazer se a criança apresentar desconfortos gastrointestinais
Ana Paula Pontes e Malu Echeverria


Quem está passando o verão ou pretende viajar para o litoral Sul de São Paulo deve ficar atento ao aumento dos casos de virose na região. O local de maior risco no momento é a cidade do Guarujá, com 780 casos registrados de 31 de dezembro até 3 de janeiro. Mas também houve episódios da doença em Santos, Praia Grande e São Vicente.

"As viroses podem ser provocadas pela ingestão de alimentos (de origem duvidosa ou mal conservados) ou água contaminada, tanto da praia quanto da torneira”, diz a pediatra Tânia Shimoda, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo. Os sintomas mais comuns são náuseas, diarréias, vômitos, cólica abdominal e febre (nas crianças).

A Vigilância Sanitária recolheu amostras de água das praias que registraram o maior número de casos, que foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Mas o resultado dos exames só deve ficar pronto em 15 dias.

Em nota, a Sabesp, companhia responsável pelo saneamento básico no Estado, afirmou que a água fornecida à população do Guarujá é potável e, portanto, não oferece riscos. Como a população da cidade passou de 300 mil para 1 milhão desde o início do verão, a prefeitura afirma que esse tipo de problema é comum em temporadas. Outra possível causa são as chuvas intensas: muito material acaba indo para o mar, como lixos, dejetos de animais silvestres, e a água é contaminada. Por isso, é preciso ficar atento às bandeiras da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), que avalia a qualidade da água para banho.

Seja qual for o motivo, segundo a pediatra, os pais devem adotar medidas de prevenção. Não compre salgados ou doces vendidos por ambulantes nas praias e opte por alimentos pouco gordurosos e naturais. Evite ainda que a criança fique muito tempo sob o sol.

Como não há confirmação se a água potável também está contaminada, melhor ferve-la ou ingerir apenas a mineral (de garrafa) tanto para o preparo de refeições, quanto para lavar frutas, fazer sucos e mamadeiras.

Qualquer sinal de mal-estar da criança, como dor abdominal e falta de apetite, deve ser investigada por um profissional. Se o Pronto-Socorro estiver lotado, como tem acontecido nos últimos dias na região, entre em contato com o seu pediatra. “Ele deve indicar medicamentos para controlar os sintomas e soro para combater a desidratação”, diz Tânia. A versão caseira do soro [1 litro de água para 1 colher (sopa) de açúcar e 1 colher (sobremesa) de sal] é uma boa opção, mas deve ser dada aos poucos.

3 comentários:

  1. Estivemos 7 dias no Guarujá passando férias. Quatro membros de nossa familia pegou a virose. Sugerimos a todos não comer ou beber nada na praia. Tomar muita água de coco, lavar bem as frutras e legumes.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!! Pois é pelo que tenho ouvido, ta se alastrando muito rapido mesmo. Muitos casos ja. Fora o desconforto da virose ainda tem o transtorno que é ficar "doente" bem numa viagem de férias.
    Mas e aí quais foram os sintomas?? Alguma criança se contaminou??? Ja melhoraram???

    ResponderExcluir
  3. Olha gente , to achando que isso tambem é um mal da politica.
    Moro no Guarujá ja faz 13 anos , e nunca sequer pasei por isso.Acho que estão difamando demais nossa cidade maravilhosa na qual recebe muitos turistas , e diga-se de passagem eu os recebo em minha loja Nautica & Mar na pitangueiras e na imobiliaria tambem.
    Isto tem ate prejudicado nossas vendas no comercio e na realização de contratos de temporada para turistas.Meu movimento caiu quase 40% nos dois ramos de atividade.Eu mesmo e minha familia nem sequer soubemos de algum conhecido que teve essa tal virose...
    Temos que nos preocupar sim , com a segurança publica da cidade e do Estado , que consome varias vidas ao longo dos dias...

    Aurelio Lago Junior

    ResponderExcluir