quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Aproveitando bem os GRÃOS!

Quero falar hoje sobre ANTINUTRIENTES, em especial o ÁCIDO FÍTICO!!!

Também chamado de FITATO. Trata-se de  um composto naturalmente presente nas leguminosas (ervilha, lentilha, grão-de-bico, feijão) e em algumas nozes e cereais. Ele age como um estoque de energia, pois no processo inicial a planta ainda não tem energia suficiente para fazê-lo (fotossintese) e é o fitato que vai fornecer essa energia.

Quando ingerimos alimentos que contêm fitato, esse composto se liga a sais minerais como o zinco, ferro e cálcio, no intestino, impedindo que o corpo aproveite bem estes nutrientes. Por este motivo, ele é considerado um antinutriente.

Mas porque falar sobre isso no blog??? Sim... As leguminosas são de extrema importância na alimentação dos nossos pequenos e acho interessante dividir aqui informações para aproveitar melhor os nutrientes desses grãos.

Todo grão entra em processo de germinação quando fica de molho na água de 8 a 12 horas. Quer dizer, cada grão tem um tempo diferente nesse processo, o ideal é que fique no mínimo por 12 horas, para que o grão libere parte do ácido fítico.

A dica é: SEMPRE antes de preparar algum prato composto por grãos, esses antes devem ficar de molho por no mínimo 12 horas e antes de cozinha-los a água que foi usada no processo de liberação do ácido deve ser desprezada, com isso o grão fica mais macio, você economiza gás e seu organismo fica livre desse ANTINUTRIENTE.

Lá em casa durante a semana eu e o Pedro sempre almoçamos na casa da mamy e lá rola todo esse processo antes de cozinhar os grãos. Já em casa como não costumo cozinhar feijão com frequência, cozinho uma quantidade que seja suficiente para quatro ou cinco refeições e congelo, antes claaaaaaaaaaro deixo o feijão de molho de um dia para o outro, sempre que faço, coloco-o de molho a noite e cubro, no dia seguinte antes de colocar na pressão troco a água e depois de pronto congelo em pequenas quantidades (sem tempero, claro) e antes de prepará-lo, na noite anterior retiro o potinho do freezer e deixo na geladeira para que descongele naturalmente. Recomendo que não façam uso do microondas para descongelar alimentos em potes plásticos; afinal de contas plástico aquecido libera substâncias cancerígenas.

Bjs

Um comentário: