domingo, 14 de março de 2010

Leite VILÃO ou MOCINHO???


Confesso que estava me segurando para não escrever esse texto, com receio de causar na cabeça de muitas mães a mesma dúvida que paira na minha desde sexta feira após uma consulta com o nutricionista, onde ele me aconselhou a excluir o leite do meu cardápio e da alimentação do meu filho (como assim, ele só tem 1 ano e meio????) pois é, ele ainda acrescentou que nenhum ser humano necessita de leite (vaca ou de qualquer outra espécie) após seu desmame. Imprimiu um artigo falando sobre o assunto e me deu, confesso que fiquei espantada com as informações contidas ali.

Mesmo achando as informações bastante convincentes resolvi pesquisar sobre o assunto e o que encontrei????? O suficiente pra excluir (não sei até quando) o leite da minha dieta. E da do meu filho??? Ainda acho imprudente da minha parte, mas vou correr atrás de mais informações com outros nutricionistas, pediatras, etc... para tomar uma decisão mais segura. Afinal de contas o leite é saudável ou não????

Abaixo vou colocar algumas coisas que encontrei na internet (vale a pena se aprofundar mais nesse assunto antes de tomar qualquer decisão, principalmente se tratando da alimentação dos nossos filhotes).

Todos sabem que o leite é um dos alimentos mais consumidos pelos seres humanos. O que muitos desconhecem, é que a maioria de nós temos intolerância à lactose (estimativa de 50 % de incidência na população) e que isso pode trazer diversos malefícios à nossa saúde.

Ao contrário do leite materno, o leite de vaca (que é benéfico para os bezerros) não é digerido da forma adequada pelo nosso organismo, além disso, somos os únicos mamíferos a substituir o leite materno e trocá-lo pelo de vaca após o período de amamentação.

Alergias, constipação intestinal, dificuldade de emagrecer, diabetes 1, são alguns dos malefícios que o leite de vaca pode trazer ao nosso organismo. Até mesmo os ossos podem ser prejudicados, pois além do cálcio, o magnésio presente no leite, também é importante para a sua fortificação, e o alto consumo de um desses nutrientes, leva a deficiência do outro.
E já que o nível de magnésio no leite é 10 vezes menor que o de cálcio, não há efeito positivo nenhum para a fortificação óssea. Além do que, quem tem intolerância à lactose, não absorve o cálcio presente no leite. Pesquisas indicam populações idosas que consumiram leite toda a vida com osteoporose.

TODO leite de vaca contém 59 hormônios ativos, vários alergenos, gordura saturada e colesterol. A maior parte do leite de vaca contém quantidades mensuráveis de herbicidas, pesticidas, dioxinas (até 2.200 vezes o nível aceitável), até 52 antibióticos, sangue, pus, fezes, bactérias e vírus. O leite da vaca pode conter ainda resíduos de tudo o que a vaca come, inclusive coisas como radiativos de testes nucleares. E, muita adrenalina e dor, pois a vaca escuta o seu bezerro chorar 24 horas/dia, já que o leite que seria do bezerro é praticamente todo direcionado para o consumo humano. O leite de cada um dos mais de 4.700 mamíferos da face da terra é formulado especificamente para a sua espécie. Neles encontramos lactoferrinas e imunoglobulinas, agentes imunizantes específicos de cada animal, que funcionam como alergenos para seres humanos.

Daqueles 59 hormônios do leite, um é o poderoso hormônio do CRESCIMENTO chamado IGF-1 (Insulin-like Growth Factor One - Fator de Crescimento similar à Insulina). Por uma curiosidade da natureza ele é idêntico no leite das vacas e dos humanos. Considere que este hormônio serve de "combustível" para qualquer crescimento acelerado, entre eles os tumores e cânceres.

FONTES DE CÁLCIO: As fontes vegetais são melhores do que as fontes animais, também para seres humanos, incluindo o bebê, com exceção do leite da sua mãe. Também não fique com temor da osteoporose pelo fato de deixar de consumir laticínios, pois no lugar de evitá-la, os laticínios são parte da causa desta doença.

Como isso afeta seres humanos que consomem diariamente leite de vaca e laticínios ao longo de toda sua vida? Obesidade, doenças cardiovasculares, câncer, alergias respiratórias, de pele e outras, problemas digestivos, diabetes, resistência a antibióticos, problemas comportamentais e quadros de intoxicação generalizada, fazendo com que tudo isso acabe armazenado na gordura HUMANA...

A MAIORIA da população mundial NÃO tolera a lactose. Até 95% da população negra e cerca de 53% dos hispânicos.

Os textos que encontrei contém inúmeras informações, não postei tudo aqui pois o post ficaria gigante, pra quem se interessar os sites são os seguintes: Parte I e Parte II.

Quero deixar claro que não escrevi este texto para confundir ninguém, muito pelo contrário, quem souber de alguma coisa, peço que divida comigo pois realmente fiquei bastante "encanada" com esse assunto, vi que as infomações têm muito sentido, mas passei minha vida toda ouvindo o quanto leite é saudável.... De qualquer forma toda essa dúvida me serviu para descobrir outras fontes de cálcio muuuuuuuuuuuuito mais ricas e completas, pois como disse cresci acreditando que o leite era nossa exclusiva fonte de cálcio, meeeeeeeeeero engano!!!!

Aqui um texto que retrata bem a indústria leiteira, vale a pena ler!!!

Bjs.

Um comentário:

  1. é realmente um assunto polêmico!
    Durante os primeiros meses do filhote, eu também exclui leite e derivados da minha alimentação. E posso garantir que a mudança foi radical, reduziu as cólicas e o João ficou muito mais calmo. Mas confesso, que não aguentei e paulatinamente voltei a consumir queijos e cia.
    Excelente post!

    bjs

    ResponderExcluir